Com população de mais de 550 mil pessoas, segundo a estimativa populacional mais recente do IBGE, as cidades do Litoral Norte de Santa Catarina contam com apenas três grandes shoppings centers. Com o mais novo deles construído há cinco anos e a demanda de público crescendo a cada temporada de verão, todos os empreendimentos têm projetos de revitalização e ampliação até 2014.

Continua depois da publicidade

Em Balneário Camboriú, as obras ainda não começaram, com previsões para que isso aconteça entre março e julho. Já em Itajaí, os trabalhos no Itajaí Shopping estão em plena execução. Iniciada no fim do ano passado, a expansão deve terminar em abril de 2014 com uma área quase três vezes maior do que a atual.

E a altura também chama a atenção: a parte nova da construção terá oito andares, contra os três que hoje formam o centro de compras. O investimento previsto é de R$ 80 milhões, e as obras não devem influenciar no funcionamento do shopping. Além das mudanças estruturais, a fachada e todo o visual do prédio serão repaginados.

As salas de cinemas também serão novas, com operadora ainda indefinida, e espaços comerciais e de lazer vão ampliar as opções do local – que continuará abrigando um posto da Polícia Federal. Superintendente do Itajaí Shopping, Hamilton Bernardo mostra com números a necessidade de ampliação percebida pelos administradores.

Em dezembro de 2012, passaram pelo estacionamento do shopping 78 mil automóveis a mais do que no mesmo período de 2011. Em janeiro, foram 40 mil veículos a mais do que em janeiro do ano passado.

Continua depois da publicidade

– A região está crescendo muito e temos consciência de que a cidade precisava de um espaço maior para as compras e o lazer. Certamente esse novo shopping será um marco para a cidade de Itajaí – destaca o administrador.

Alternativa

Cerca de 100 trabalhadores diretos e 400 indiretos atuam na expansão em Itajaí, tudo para cumprir o prazo de um ano e meio para o término da obra. O objetivo do projeto é oferecer à população e ao mercado varejista da região um dos maiores centros de consumo e lazer do Litoral Norte e Vale do Itajaí.

Mas o empreendimento deve ter um perfil diferente dos shoppings mais badalados, como os de Balneário Camboriú. Segundo Hamilton, a ideia é justamente criar uma alternativa mais “comunitária”, voltada mais especificamente para a população de Itajaí e cidades vizinhas menores, como Brusque, Navegantes e Ilhota.

– Não vai haver um foco tão grande no turista. Pensamos em um shopping para o pessoal que vive na cidade e na região, principalmente para as famílias itajaienses – explica o superintendente.

Continua depois da publicidade

Inaugurado em outubro de 2000, o Itajaí Shopping passa pela primeira grande obra de revitalização e ampliação em quase 13 anos de história.

Atlântico começa ampliação nas próximas semanas

Depois de passar por melhorias no ano passado, com a reformulação da Praça de Alimentação e a criação das vitrines conceito na Avenida Brasil, o Atlântico Shopping, no Centro de Balneário Camboriú, deve começar até abril o projeto de ampliação completo do empreendimento – que vai até o segundo semestre de 2014.

Atualmente, uma empresa faz a avaliação do sistema de ar-condicionado do local, que será reformado na expansão. Entre as principais novidades no projeto de revitalização estão a criação de mais uma vitrine conceito na Brasil e a reformulação da fachada na entrada principal.

Outra novidade será a entrada de um restaurante do tipo fine food, que vai servir pratos gourmets, no mesmo local da atual Praça de Eventos, no térreo do empreendimento. Este tipo de restaurante tem um ticket médio de valor mais elevado e conta com serviço de garçom.

Continua depois da publicidade

Ainda no piso térreo será criado um lounge musical no qual serão retomadas as apresentações de piano. Também no térreo, haverá ainda revitalização do fraldário. A Alameda de Serviços também passará por readequações. Os investimentos não foram divulgados.

BC Shopping deve dobrar de tamanho em 2014

O Balneário Camboriú Shopping prevê para começar entre junho e julho as obras que vão tornar o empreendimento o segundo maior de Santa Catarina. Com investimento de R$ 150 milhões, a ampliação vai praticamente dobrar a construção de tamanho erguendo um segundo pavimento. Usando estruturas metálicas, a obra não vai mudar a rotina do centro de compras e lazer, que continuará funcionando normalmente.

A área bruta locável (ABL), utilizada para comercialização, será ampliada de 24,5 mil m² para 41 mil m². A expectativa é de que a obra termine no fim de 2014. Dois novos pavimentos de estacionamento também serão construídos e três novas lojas âncoras serão integradas ao shopping. Ainda há espaços de lazer, academia, salas de cinema, restaurantes e novas lojas.