Dois shoppings automotivos foram fechados na manhã desta terça-feira (4) em São José, na Grande Florianópolis, por descumprirem o decreto do Governo de Santa Catarina que proíbe o funcionamento de shoppings e galerias comerciais até 31 de maio como medida de prevenção contra o coronavírus.

Continua depois da publicidade

O fechamento foi feito pela Defesa Civil do município, que foi até o os estabelecimentos após receber denúncias.

> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

No primeiro shopping automotivo fechado, localizado no bairro Kobrasol, todas as revendas de carro estavam abertas, além de outras sete lojas que funcionam no piso superior. No outro, que fica no bairro Picadas do Sul, às margens da BR-11, as quatro revendas de carros existentes no local estavam abertas.

De acordo com o diretor da Defesa Civil de São José, Telson Ronei do Nascimento, em ambos os casos os responsáveis pelos estabelecimentos acataram a determinação para o fechamento sem resistência.

Continua depois da publicidade

Ainda segundo Telson, os proprietários argumentaram que abriram os estabelecimentos porque as lojas de acessórios de carros estão liberadas pelo Estado, sem considerar, no entanto, que os locais funcionam como shoppings.

Segundo a Defesa Civil de São José, mais de mil estabelecimentos foram fechados por descumprirem as regras da quarentena, desde 18 de março, quando as medidas de isolamento social por causa do coronavírus começaram em Santa Catarina.

De acordo com o decreto publicado neste fim de semana pelo Governo do Estado, comércio de rua pode funcionar com restrições, mas shoppings, galerias e centros comerciais continuam fechados pelo menos até 31 de maio.