Em São José, na Grande Florianópolis, o Continente Shopping e ao menos outros quatro estabelecimentos foram fechados por sete dias pelo Procon municipal neste sábado (27). A medida se deve ao descumprimento dos decretos estadual e municipal que proíbem o funcionamento de serviços não essenciais neste fim de semana e no próximo.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp
> O que está proibido ou com restrições parciais nos próximos 15 dias em SC; entenda o decreto
As restrições buscam frear o contágio por coronavírus, depois que Santa Catarina entrou em colapso no sistema de saúde. Todas as regiões do Estado estão em nível gravíssimo no mapa de risco do coronavírus, divulgado pela secretaria estadual de saúde na manhã deste sábado.
Por meio de sua assessoria de imprensa, o Continente Shopping informou que está cumprindo os decretos, que permanece fechado ao público, com apenas as operações de alimentação funcionando no sistema de delivery. Representantes das demais lojas fechadas pelo Procon não foram localizados pela reportagem.
Continua depois da publicidade
Nesta semana, dois decretos com regras mais rígidas passaram a vigorar em Santa Catarina. O último deles trata do fechamento dos serviços não essenciais desde as 23h de sexta até 6h de segunda (1º). A medida também se repetirá no outro fim de semana, entre 23h de 5 de março e 6h de 8 de março.
> Loja da Havan é interditada no Centro de Florianópolis por descumprir restrições
Na quarta (24), o governo havia publicado um decreto ampliando o estado de calamidade pública em Santa Catarina até 30 de junho deste ano e proibindo por 15 dias a operação de uma série de atividades como as casas noturnas e de espetáculos. Pelo decreto, os ônibus só podem circular com 50% da capacidade de ocupação.
Segundo balanço divulgado nessa sexta, o estado tem 33.464 pacientes da Covid-19 em tratamento, o maior número até agora. Também atingiu 90, 5% de ocupação em UTI.
Há mudança no perfil das vítimas, com pessoas mais jovens procurando por vagas em hospitais, como divulgou a colunista Dagmara Spautz. Desde março de 2020, mais de 663.699 pessoas se infectaram com o vírus em Santa Catarina e 7.242 delas morreram por causa da doença.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
> Santa Catarina inteira está em risco gravíssimo para a Covid-19
> Estado busca leitos de UTI em hospitais privados de SC e avalia compra de diárias
> Opinião: Santa Catarina vive o pior momento da pandemia com indiferença política
> Policiais e bombeiros fazem oração em frente a hospital e posto de saúde em Xanxerê