Um shopping de Joinville foi interditado na tarde desta terça-feira (7). A alegação da Vigilância Sanitária de Joinville é de que o estabelecimento não estava seguindo corretamente as medidas de prevenção contra o novo coronavírus. Por isso, deverá ficar fechado por 48 horas, período no qual precisará aplicar as medidas definidas pela fiscalização.
Continua depois da publicidade
Opinião: Shopping interditado em Joinville: dilema da saúde versus a economia
Segundo a gerente da Vigilância Sanitária de Joinville, Edilaine Pacheco, esta foi a terceira visita que a patrulha do coronavírus realizou no local. Entre os pontos que não estavam sendo cumpridos, segundo a fiscalização, estão o uso de máscaras por todos os frequentadores e a liberação de entrada para pessoas com mais de 60 anos.
— Eles já haviam sido visitados, orientados e feito um check list de orientações das medidas vigentes. Aí eles receberam um ato de intimação enfatizando as normas que estavam sendo descumpridas. Houve novamente denúncia, retornamos hoje e houve a interdição — explica Edilaine.
Continua depois da publicidade
Em entrevista à NSC TV, a superintendente do Shopping Mueller, Áurea Pirmann, afirmou que a única irregularidade era a presença de idosos no local. Ao colunista Claudio Loetz, ela informou que o shopping já entrou com mandado de segurança na Justiça para conseguir reabrir as portas. O Shopping Mueller já está fechado para novos visitantes desde o momento da interdição, por volta das 16h45.
Nesta terça-feira, Joinville tornou-se a cidade com maior número de casos confirmados de coronavírus em Santa Catarina, de acordo com o Governo do Estado.
Confira a nota do Shopping Mueller sobre o caso:
O Shopping Mueller Joinville informa que irá recorrer sobre a decisão da Vigilância Sanitária, que interditou o empreendimento na tarde desta terça-feira (7.07) por 48 horas.
De acordo com o órgão, havia a presença de idosos dentro do shopping. Porém, segundo o decreto nº 38.520 de 23 de junho de 2020, que determina o isolamento domiciliar de pessoas com idade igual ou superior a 60, não há restrições de acesso aos idosos que buscam pela aquisição de produtos alimentícios e de saúde, dos quais o empreendimento disponibiliza.
Continua depois da publicidade
O departamento jurídico do Shopping irá requerer na justiça a reabertura, uma vez que não possui poder de polícia para proibir ou não a entrada de pessoas no local; além de entender que não descumpriu o decreto; e ter respeitado todas as regras e medidas preventivas, sempre zelando pela saúde e segurança de todos com respeito e empatia.