Um levantamento feito pelo Globo com base em informações de comitês de bacias hidrográficas e governos estaduais mostrou que ao menos 45,8 milhões de pessoas vivem em regiões em que os níveis dos reservatórios de água estão abaixo do normal e a quantidade de chuvas é menor que a média histórica. A falta de água pode gerar racionamento em áreas urbanas, redução na irrigação de propriedades rurais, ameaçar a geração de energia e a produção industrial, entre outros problemas.

Continua depois da publicidade

Em Santa Catarina, algumas cidades também vivenciam este problema e, a conscientização do uso racional deste recurso e projetos de armazenamento de água ainda são as opções mais viáveis e inteligentes para se prevenir de uma possível estiagem. Em Joinville, um bom exemplo foi o que o Shopping Cidade das Flores fez. Depois de passar por um processo de modernização da estrutura de ar-condicionado, o empreendimento deixou de utilizar 24 tanques que faziam o resfriamento da água do sistema. Cada um dos depósitos armazenava 3.500 litros de água.

Como os tanques deixaram de ser utilizados, o Shopping resolveu fazer uma doação.

_Nosso objetivo era atender, de forma eficiente e preventiva, algum projeto relacionado a água_ comentou Inês Santette, superintende do Shopping.

Continua depois da publicidade

Na Prefeitura de Garuva o Cidade das Flores encontrou esta parceria. Os tanques que podem armazenar até 84 mil litros de água foram destinados para famílias de agricultores da região, que irão utilizar os reservatórios como cisternas, e também para uma entidade de idosos, que sofria constantemente com a falta da água. Se fossem adquiridos nos dias de hoje, o material doado custaria em torno de meio milhão de reais.

:: Leia as últimas notícias de Joinville e região ::

Para a secretária de Saneamento Ambiental da Prefeitura de Garuva, Stella Maris Wanis, esta doação foi muito importante e vai ajudar principalmente agricultores que plantam banana e arroz.

– Dessa forma mais de 24 famílias poderão, por meio da captação da água da chuva, deixar de utilizar a água tratada ou de rios, preservando, desta forma, o meio ambiente – informou.

Continua depois da publicidade

A superintendente do Shopping completa ainda que uma das preocupações do Cidade das Flores era justamente contribuir com a natureza.

– Não iríamos descartar estes equipamentos, nem deixá-los sem utilização. Além de ser caro, se trata de algo que pode ser muito bem utilizado nesta lamentável situação de falta de água que o país está vivendo. Estamos muito satisfeitos com o destino dos reservatórios – diz Inês.