Quem estiver a fim de adotar um animal de estimação a hora é agora. Neste sábado, quem estiver pelo Shopping Neumarkt terá a oportunidade de conhecer e adotar cães e gatos filhotes ou adultos. O estabelecimento e a ONG Sítio Dona Lúcia vão promover uma feira de adoção, das 10h às 16h, no estacionamento do subsolo, próximo à Alameda de Serviços.

Continua depois da publicidade

Nesta edição da feira haverá 20 cães e 15 gatos vacinados, castrados e vermifugados, todos à espera de um novo lar. Os animais abandonados fazem parte dos 800 animais que o sítio acolhe.

Além de buscar novos tutores para cães e gatos retirados das ruas, o evento promove a educação sobre a adoção responsável. Interessados devem ter mais de 18 anos, levar comprovante de residência e documento de identificação.

Adoção responsável

Adotar um animal pode parecer simples, mas requer muito comprometimento. A veterinária Yandara Camilo aponta que é fundamental entender e estar disposto a passar por todo o processo de adoção. Com isso, o pet deverá ter uma boa ambientação no novo lar.

A profissional elencou algumas dicas, para que o tutor possa transformar o processo ainda mais especial.

Continua depois da publicidade

Prepare sua casa para receber seu novo amigo

Certifique-se de sua casa/apartamento será um ambiente seguro ao seu bichinho. Caso você adote um gatinho, é interessante que janelas sejam teladas, evitando possíveis quedas/traumas.

– Para quem optar por adotar um cachorrinho a sugestão é que a casa tenha cerca/portão, evitando assim possíveis acidentes com fugas, atropelamento e acidente por mordedura.

– Além disso, é importante estar atento às plantas/objetos que você possui no ambiente no qual esse animal terá acesso, uma vez que algumas plantas/objetos se ingeridos podem fazer mal a saúde do seu novo amigo.

Cuidado com a sua saúde e a do seu pet

– Ao adotar um pet é importante que você tome algumas precauções: caso você adote algum bichinho de ONG é provável que você receba um breve histórico da condição geral do seu novo amigo (vacinado, castrado, comportamento), contudo caso você resgate/adote um bichinho de rua é importante que você o leve para uma consulta veterinária, isso evitará que o seu novo amigo transmita doenças a animais que ele terá contato (caso houver) e a sua família. É importante lembrar que existem diversas doenças que acometem os bichinhos e podem nos acometer, por isso fique atento.

Continua depois da publicidade

Comportamento do seu novo amigo

– É importante lembrar que muitas vezes o novo animalzinho adotado já passou por outros adotantes, sofreu maus-tratos, e isso influenciará no seu comportamento, pelo menos até ele se adaptar e se sentir seguro no novo lar. A dica é tenha paciência, pois talvez em um primeiro momento ele não saberá lidar com algum comando.

– Vale lembrar que caso você tenha outros animais de estimação, nem sempre estes se dão bem, então em alguns casos é necessário fazer uma aproximação gradativa, assim evitando brigas.

Alimentação do seu novo amigo

– O seu amiguinho precisa receber uma alimentação de qualidade, que atenda às necessidades nutricionais de cada fase (filhote, adulto e idoso). Se você optar por alimentação natural, lembre-se sempre de consultar um veterinário especialista, pois uma alimentação não balanceada pode gerar um desequilíbrio de nutrientes gerando patologias.

Dê atenção e carinho

– O seu novo amigo precisa de atenção e carinho, por isso só opte por adotar se você tiver tempo. No caso dos cães você pode levar para passear, creches para socializar e utilizar brinquedos.

Continua depois da publicidade

– Para felinos, indicamos arranhadores, catnip (erva do gato), brinquedos e estantes suspensas.