A Polícia Civil e a Diretoria de Bem-Estar Animal de São José (Dibea/SJ) fecharam um canil clandestino em São José, Grande Florianópolis, nessa quarta-feira (12). De acordo com as instituições, o local não possuía condições para a reprodução legal de animais. Uma mulher foi conduzida à Central Policial de Plantão e se iniciou investigação do possível crime de maus-tratos qualificado
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Grande Florianópolis pelo WhatsApp
O canil não possuía registro, regulamentação sanitária e responsável técnico — requisitos fundamentais previstos em lei para a atuação de estabelecimentos como esse.
Na ocasião, 27 cães das raças Shih-tzu, Spitz Alemão, Lulu da Pomerânia e Chihuahua foram resgatados. Eles serão encaminhados ao programa de adoção responsável.
A Polícia Civil e o Dibea conduziram a operação após receberem denúncias anônimas prévias do suposto mau funcionamento do canil. A denunciante havia comprado um cachorro de raça que veio debilitado e faleceu pouco tempo depois.
Continua depois da publicidade
No entanto, no momento da operação, os cães estavam todos saudáveis e o local parecia ter condições sanitárias adequadas.
Leia também
Florianópolis cria canal de denúncias de ameaças a escolas e creches; saiba como vai funcionar
Pianista holandês Mike Del Ferro se apresenta em Florianópolis nesta sexta-feira