A empresa anglo-holandesa Royal Dutch Shell acertou a compra da BG Group – uma gigante britânica do petróleo – por 47 bilhões de libras (US$ 70 bilhões), segundo um comunicado emitido pelos dois grupos. O acordo foi feito em um contexto de queda constante do preço do petróleo desde junho de 2014.

Continua depois da publicidade

Crise põe em xeque o pré-sal

Ações da Petrobras caem quase 10% e atingem o menor valor em 10 anos

O grupo combinado será o principal parceiro da Petrobras, com foco especial no desenvolvimento de exploração em águas profundas, segundo o comunicado.

Continua depois da publicidade

– O resultado será uma empresa mais competitiva e sólida para todos os nossos acionistas no atual contexto de volatilidade dos preços do petróleo – declarou Jorma Ollila, presidente da Shell.

As duas empresas destacaram sua complementaridade, já que o BG Group, surgido da ex-British Gas, tem forte presença na Austrália e Brasil, assim como uma atividade importante na produção de Gás Natural Liquefeito (GNL) e na exploração em águas profundas.

Leia mais notícias de economia

A Shell oferece aos acionistas do BG Group pagar uma parte da aquisição em dinheiro e a outra em ações, o que renderia 19% do capital do novo grupo. Ao mesmo tempo, a Shell lançará um programa de compra das próprias ações por um valor de 25 bilhões de dólares entre 2017 e 2020. A oferta da Shell deve ser examinada e aprovada por acionistas das duas empresas em assembleias gerais.

Continua depois da publicidade

*AFP