Particularmente gosto de surfar com meus longboards de madeira em várias praias de Santa Catarina, principalmente nas do Sul e em algumas de Florianópolis.
Continua depois da publicidade
O surfe de longboard normalmente é realizando em ondas médias e pequenas, com foco nas técnicas de controle da prancha. Esta mesma condição é favorável para longboarders iniciantes. As praias que tem acesso ao outside através de canais são grande facilitadoras, pois furar muitas ondas de pranchão nunca é uma tarefa muito fácil.
Costumamos encontrar boas condições nos dias ruins para o surfe com pranchas pequenas nas mais variadas praias, ou seja, basta um dia de ondas menores para você conseguir se divertir. Quando os surfistas “normais” disserem que não tem onda, pode ser o dia excelente para se divertir de pranchão.
Falando especificamente de uma praia, em Florianópolis, a Barra da Lagoa é lugar-comum quando se trata de longboard, principalmente para iniciantes. Mesmo quando todas as demais recebem ondulações grandes, estas não chegam à Barra com a mesma força.
Continua depois da publicidade
Como em todas as praias, para alcançrmos as condições ideais para prática, dependemos de muitas variáveis. Os primeiros dias de vento sul acabam sendo os melhores para o surfe na Barra da Lagoa. Mas os dias de vento fraco ou sem vento também são bons. O longboard em termos de Brasil ainda é muito limitado em vários aspectos. Mas, aos poucos, vejo bons surfistas surgindo. Além disso, os adeptos de pranchinha estão surfando também de pranchão, afinal, uma coisa não impede a outra, não é?