O sábado (18) amanhece com chuvas em Santa Catarina, mantendo o alerta para ocorrências como alagamentos, enxurradas, deslizamentos e inundações graduais, principalmente entre o Vale do Itajaí e o Sul catarinense. A expectativa é de ainda mais chuva, somando até 150 milímetros entre essa sexta (17) e o sábado. No domingo (19), no entanto, a previsão é de melhora no tempo.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
— Reforçamos o pedido para que as pessoas fiquem atentas, principalmente aquelas que moram em áreas de risco. Existe a possibilidade de enchentes, mas não na mesma proporção que o mês de outubro. Ainda assim, vale o reforço para os moradores ficarem atentos. Importante subir os móveis e retirar o que for possível — reforça o coronel Armando Schroeder, secretário de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, em coletiva de imprensa na manhã dessa sexta-feira (18).
Segundo a Defesa Civil estadual, esta é a sexta onda de chuvas que passa pelo Estado em um mês e meio. Com isso, chegou a 23 o número de municípios em emergência, contando com Dionísio Cerqueira, que entrou na lista na manhã dessa sexta-feira (17). Além das chuvas, o município foi bastante impactado pelo granizo. Além disso, pelo menos 180 municípios tiveram estragos pela chuva.
Como deve ser o fim de semana
As chuvas e temporais isolados devem continuar neste sábado, afetando o Oeste e Sul do Estado pela manhã, e chegando às demais regiões à tarde, de forma mais isolada. As temperaturas podem chegar e passar dos 30°C em boa parte do Estado.
Continua depois da publicidade
Granizo do tamanho de ovo atinge mais de 500 casas no Oeste de SC: “Parecia uma guerra”
No domingo (19), o dia deve ser de muitas nuvens, com aberturas de sol ao longo do dia na maioria das regiões do Estado. O Planalto e o Litoral Norte ainda devem sofrer com pancadas de chuva e temporais localizados, devido a um cavado, ou seja, uma área de baixa pressão.
A próxima semana começa com sol entre nuvens em boa parte do Estado, com algumas pancadas de chuva no decorrer da tarde. As temperaturas prometem subir.
Barragens são fechadas para tentar conter enchentes
Com a chuva volumosa dos últimos dias e previsa até sábado, a Defesa Civil do Estado fechou as comportas das barragens de Taió, Ituporanga e José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí. Na manhã dessa sexta-feira, o nível da barragem de José Boiteux estava em 42%. Já a de Taió chegou a 59%, com sete comportas fechadas. A de Ituporanga, com quatro comportas fechadas, estava em 62%.
FOTOS: Chuva em SC causa mortes e enchentes, interdita rodovias e tem queda de granizo
Conforme o governador Jorginho Mello, em coletiva nessa sexta, o ponto de maior atenção é a região do Meio-Oeste catarinense, em Concórdia e Joaçaba. Nas primeiras horas do dia, o alto volume de chuva causou deslizamentos e alagamentos em diversos pontos.
Continua depois da publicidade
— Nós já gastamos R$ 20 milhões com ajuda humanitária para abrigos, colchões, roupas e tudo aquilo que a gente tem que alcançar. A dedicação e o carinho que se tem dado para as pessoas tem sido cada vez mais intensos. A diferença que salvou muitas vidas foi ter avisado as pessoas. A gente precisa estar atento para ter essa mesma situação — pontua.
Confira imagens da chuva em SC
Leia mais
Rio do Sul enfrenta enchente maior do que a de outubro, diz Defesa Civil
Vídeo flagra momento que deslizamento de terra destrói revenda de carros em SC