Esta sexta-feira (10) deve ser de tempo instável em Santa Catarina, com condições de chuva forte e temporais isolados acompanhados de raios, vento e possível queda de granizo. A nebulosidade mantém as temperaturas amenas no Estado.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Segundo a Defesa Civil do Estado, as fortes chuvas devem atingir sobretudo as regiões entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul, onde os volumes de chuva variam entre 40 mm e 60 mm, com pontuais que podem ficar acima desses valores.
Essas condições se estendem no decorrer do dia, com a chuva se concentrando principalmente em áreas do Planalto Sul e do Litoral Sul. Nestas áreas, há risco moderado para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas pontuais, queda de galhos e árvores, destelhamentos e danos na rede elétrica.
As mínimas devem variar entre 13°C e 18°C na maioria das regiões. Já as máximas retornam para os valores entre 26°C e 29°C no Oeste. No Vale e no Litoral Sul, os termômetros podem alcançar os 25°C. Nas áreas serranas e áreas do Litoral Sul mais próximas ao Rio Grande do Sul, o tempo é mais frio, com as temperaturas variando de 15°C a 19°C.
Continua depois da publicidade
Como ficam as temperaturas em cada região
- Extremo Oeste: 16,8/31,1°C
- Oeste: 14,8/30,7°C
- Meio-Oeste: 14,1/29,7°C
- Planalto Sul: 12,2/27°C
- Litoral Sul: 11,3/25,9°C
- Vale do Itajaí: 14,2/27,4°C
- Grande Florianópolis Serrana: 13°C/23,4°C
- Grande Florianópolis Litorânea: 13,6/24,7°C
- Planalto Norte: 14,4/27,2°C
- Litoral Norte: 14,6/26,1°C
Fonte: Epagri/Ciram
Chuvas podem ser intensas no fim de semana
Tempo nos próximos dias
Já no sábado (11), a influência de uma área de baixa pressão que deve se deslocar para alto mar e a formação de uma nova frente fria entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina mantêm a possibilidade de chuva entre o Planalto Sul e Litoral Sul. Há ainda possibilidade de granizo e vento forte.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para o Rio Grande do Sul e áreas de Santa Catarina na divisa com o estado gaúcho. Segundo o instituto, a chuva pode chegar a até 50 milímetros no dia, e os ventos podem alcançar os 60 quilômetros por hora. O risco para alagamentos e outras ocorrências, no entanto, é baixo.
Continua depois da publicidade
Entre a Grande Florianópolis e o Vale do Itajaí, o sol aparece entre nuvens e as temperaturas sobem, mas ainda há condições para temporais isolados, especialmente no fim do dia, com risco baixo a moderado para ocorrências. Nas demais áreas, tempo firme. As máximas podem variar de 20°C a 24°C no Litoral Sul e Planalto Sul, 25°C a 29°C no Grande Oeste e Planalto Norte e de 27°C a 32°C entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte.
No domingo (12), o sistema que causa as chuvas segue “estacionado” na região de divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Novamente, há possibilidade de chuva volumosa. O risco nas áreas catarinenses é moderado a alto para ocorrências como alagamentos e enxurradas.
Leia também
Entenda por que chuva do RS não chegou com intensidade a SC
Lagoa dos Patos sobe quase um metro e expulsa a população de casa no RS
Antecipação do Bolsa Família e juros reduzidos: veja medidas de socorro do governo federal ao RS