Começaram nesta sexta as competições de judô nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), em Jaraguá do Sul, na sede da AABB, com a expectativa de um bom nível técnico. Florianópolis e Itajaí são favoritos no masculino e Joaçaba no feminino
Continua depois da publicidade
Pela equipe de Itajaí, por exemplo, há quatro medalhistas de ouro: Fabiano Zamboneti (peso pesado), Marco Antônio Mesquita (meio pesado), Rodolfo Pires Filho (meio leve) e Marcelo Vaz da Silva (peso médio).
Os confrontos dos pesos pesados iniciarão a competição nesta sexta-feira. Depois virão as lutas de meio-pesado, médio, meio-médio e leve. No sábado, há confrontos no meio-leve, ligeiro, super-ligeiro e absoluto. No domingo, a partir das 8h, a modalidade encerra com a competição por equipes.
O município de Florianópolis será a grande rival dos itajaienses entre os homens. O time da capital será composto por Douglas Dalmonte (meio médio), hepta campeão dos Jasc, e Diego Correia (peso médio), com três títulos. No feminino constam nomes como Jaqueline Pereira (peso leve) com sete medalhas de ouro, e Léia Soares (super ligeiro), com duas.
Joinville, campeã do ano passado no masculino, não repetirá a dose este ano. A previsão é do técnico do município Paulo Sérgio da Silva. Segundo ele, a falta de recursos para montar uma boa equipe faz que as chances de seu time ser campeão sejam nulas.
Continua depois da publicidade
No feminino Joaçaba, atual bicampeã, é apontada pelos treinadores como grande favorita para levar o terceiro título consecutivo da modalidade. O técnico joaçabense Ysao Yamagut também está bastante confiante em alcançar esse objetivo.
Ysao aposta principalmente em Marilene Alves (super ligeiro) que tem cinco títulos de Jasc e foi campeã brasileira no ano passado; e Adriana Capela (super ligeiro), que tem inúmeros títulos nacionais e de Jogos Abertos.