Bom dia, outro dia uma vizinha me disse que umas crianças que moram na nossa comunidade, perto da nossa casa, estão se prostituindo. São todas conhecidas de meus filhos. Isso pode?

Continua depois da publicidade

>> Leia todas as perguntas da coluna Falando Sobre Sexo

Cara leitora, quando uma criança ou adolescente é envolvido em um ato sexual ou pornográfico caracteriza-se uma situação de exploração sexual, na qual eles e elas são vítimas e seus direitos fundamentais estão sendo violados. A maneira correta de se referir a esses casos é o termo “exploração sexual comercial de crianças e adolescentes” e não prostituição infantil. A palavra “prostituição” dá ideia de consentimento, desviando o enfoque da exploração sexual. Sabe-se que a violência sexual traz traumas e marcas psicológicas que podem se prolongar durante toda a vida, afetando o desenvolvimento da personalidade da vítima. Estudos mostram inclusive a suscetibilidade da pessoa que sofreu abuso sexual ao uso de drogas. O trauma gerado pela violência aumenta a vulnerabilidade da vítima à dependência química. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual.

Escreva para o Falando de Sexo: falandodesexo@horasc.com.br ou Avenida Rodovia SC- 401, 4190, Torre A, Bairro Saco Grande, Florianópolis/ SC. CEP 88032- 005

Continua depois da publicidade