O Ministério sul-coreano da Defesa manifestou nesta sexta-feira suas “dúvidas” sobre a capacidade da Coreia do Norte de lançar um míssil balístico nuclear, como ameaça Pyongyang.

Continua depois da publicidade

– A Coreia do Norte realizou três testes nucleares, mas duvidamos que os norte-coreanos tenham fabricado uma ogiva nuclear suficientemente pequena e leve para ser montada em um míssil – declarou o porta-voz do ministério, Kim Min-Seok.

Seul reagiu às declarações do representante republicano do Colorado, Doug Lamborn. Na quinta-feira, ele havia citado um relatório da Agência de Inteligência da Defesa que acredita que a Coreia do Norte tenha capacidade de carregar uma ogiva nuclear em um míssil balístico.

Segundo Lamborn, a agência de Inteligência “considera, com confiança moderada, que o Norte atualmente tem armas nucleares que podem ser carregadas em mísseis balísticos”. Contudo, sua confiabilidade seria baixa”.

Lamborn fez tal declaração após uma audiência do secretário da Defesa, Chuck Hagel, e do general Martin Dempsey no Congresso.

Continua depois da publicidade

O Pentágono comentou a declaração afirmando ser “inexata” a conclusão de que o regime norte-coreano desenvolveu um míssil com capacidade nuclear.

O porta-voz do Pentágono, George Little, disse “não poder citar detalhes de um relatório secreto, mas afirmou ser inexato sugerir que a Coreia do Norte testou, desenvolveu ou demonstrou completamente as capacidades nucleares referidas por Lamborn”.