Uma carta de um leitor argentino movimentou o site do Diário Catarinense e as redes sociais nesta semana. Ariel Percuco, que há mais de 20 anos passa a temporada de verão nas praias do norte da Ilha de Santa Catarina, mandou e-mail à Redação indignado com a falta de investimento em saneamento básico na região – uma das que mais cresce em movimento de turistas e moradores – e ainda criticou comerciantes que, segundo ele, adulteram as placas que informam sobre a balneabilidade das águas.
Continua depois da publicidade
O leitor enviou fotos feitas em anos anteriores para provar o que dizia:
– A Fatma avisa sobre as praias impróprias para banho com cartazes com letras vermelhas e os comerciantes e vendedores locais retiram as letras “IM” e a praia fica “própria”, mas quando a avaliação é de praia própria para banho, as letras são verdes -explicava ele, comentando que muita gente não sabe a diferença e acaba sendo enganada.
A carta foi publicada na página DC do Leitor na manhã de quarta-feira e até o fim do dia a denúncia contabilizava mais de 5 mil acessos – até sexta à noite, eram mais de 6,6 mil leituras. No Facebook do DC, a mesma carta teve 561 curtidas, foi compartilhada 260 vezes e teve 144 comentários. Poucos dias antes, a imagem enviada pela leitora Camila Ávila dos Santos, de jet skis dificultando o acesso dos banhistas à praia, além de mesas e cadeiras de bares e restaurantes na faixa de areia em Governador Celso Ramos também teve quase 3 mil acessos.
No início de novembro, a carta de uma mãe emocionada pela perda do filho superou as expectativas até da editoria: teve 15 mil acessos no primeiro dia e até o fim do mês contabilizou mais de 18 mil cliques, 521 curtidas, 57 comentários e 72 compartilhamentos. O trabalho do jornal é estar atento ao que acontece na vida dos catarinenses, dar espaço para que eles possam mostrar o que está incomodando e que muitas vezes não é visto ou demora para ter solução. Sabemos que um problema de anos de leitores é resolvido após a publicação de cartas ou fotos com a reclamação do leitor.
Continua depois da publicidade
Que bom que podemos ajudar. Parafraseando nossos colegas do jornal Hora de SC, tenho orgulho de abrir este espaço a você e dizer que o seu problema também é nosso. Sinta-se à vontade para enviar sua participação. Balanço de 2013 Todos os anos é assim. Chega dezembro e começamos a fazer o balanço do nosso desempenho no ano que vai terminando. Pensamos ainda no que poderia ter sido melhor, mais bem aproveitado, e criamos expectativas e planos para o novo tempo que virá. Na editoria de Opinião e de Leitor do DC não é diferente. Já começamos a tabular os resultados de 2013.
Os números ainda não estão concluídos, mas de maneira geral temos a comemorar o sucesso das realizações. Além de aumentar a participação dos leitores nas páginas, o DC criou a página do Leitor na internet. Um pequeno passo para o que pretendemos, mas uma grande evolução para uma editoria que até um ano atrás era bastante tímida.