Os cartazes, anúncios e alto falantes estão por todos os lados, e com tantas ofertas, fica difícil resistir às tentações. da temporada de liquidações. O comércio faz de tudo para atrair os consumidores, que aproveitam os descontos, mas muitas vezes acabam comprando por impulso.

Continua depois da publicidade

Para não começar o ano cheio de dívidas, o consultor de finanças Jailon Giacomelli, explica que é preciso se planejar antes de sair de casa, e pensar no que realmente precisa comprar:

– Se existe a real necessidade, financeiramente compensa comprar. O que precisa ter cuidado é para não comprar só porque tem desconto, e pensar que início do ano é uma época com muitas despesas grandes, como IPVA, IPTU, material escolar – destaca.

Outra dica de Jailon é que a família faça um acordo para trocar presentes depois do Natal, quando os descontos podem chegar a 70%.

Continua depois da publicidade

Calçados e confecção estão com os maiores descontos

O diretor-secretário da Câmara dos Dirigente Lojista de Florianópolis (CDL), Lidomar Bison, ressalta que alguns segmentos já realizaram suas queimas de estoque, como a linha branca de eletrodomésticos, no início de janeiro, junto com a data de pagamento de salários.

As promoções que mais valem a pena no nomento são no setor de vestuário e calçados:

– Tradicionalmente as lojas fazem as liquidações nesta época para ativar o comércio, já que vem de um mês com muitas vendas. Próximo do Carnaval novas promoções também começam – explica.

A consumidora Maria Elzira Correa, 64 anos, é cliente de uma loja no Centro de Florianópolis, e estava de olho nas peças em liquidação:

Continua depois da publicidade

– Às vezes eu gosto de uma roupa e espero, porque sei que logo vai entrar em promoção. Mas consigo me controlar e comprar só o necessário. Mas ainda não decidi se vou levar alguma coisa hoje – conta.

Dicas

:: Planeje antes de sair de casa para comprar: abra o armário e veja a real necessidade de roupas, sapatos e outros artigos;

:: Anote em um papel o que vai comprar e o quanto pode gastar;

:: Faça uma lista com as contas que tem para pagar e o quanto tem para receber de salário;

:: No caso de eletrodomésticos e artigos eletrônicos, pense se logo não vai surgir um modelo mais moderno já vai querer trocar novamente;

Continua depois da publicidade

:: Dentro da loja, peça para o vendendor separar o que pretende comprar. Dê uma volta e pense se realmente precisa daquilo. Esta técnica ajuda a driblar a traição da mente de comprar pelo impulso.

:: Cuidado com os cartões de crédito: o parcelamento não pode comprometer o resto do ano com dívidas.

Fonte: Jailon Giacomelli, ParMais

Confira as datas e os descontos das liquidações nas lojas

:: Marisa: liquidação até o dia 22 de janeiro. Descontos de até 70%.

:: Renner: liquidação até o dia 29 de janeiro. Descontos de até 40%

:: Riachuelo: liquidação por tempo tempo indeterminado ou até durarem os estoques. Descontos de até 60%

Continua depois da publicidade

:: Pernambucanas: liquidação até o dia 25 de janeiro. Descontos de até 70%

:: C&A: liquidação por tempo tempo até durarem os estoques. Descontos de até 20%

:: Hering: liquidação até a última semana de janeiro. Descontos de até 40%