A repercussão do surto de gripe suína atingiu também o setor de turismo e viagens. Pacotes para o México estão sendo cancelados em agências catarinenses.

Continua depois da publicidade

– Está havendo um cancelamento espontâneo, principalmente no setor de turismo de negócios. Alguns empresários catarinenses, principalmente da região de Joinville, iriam para uma feira do setor metal-mecânico no México e cancelaram. Estamos pedindo às agências que orientem os passageiros a só viajarem ao México em caso de extrema necessidade – informou Eduardo Loch, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem de Santa Catarina.

Conforme o representante, as informações com as quais a instituição trabalha foram todas as divulgadas pela imprensa.

– O ministério do Turismo ainda não passou orientação ou normatização alguma. Estamos, inclusive, encaminhando um ofício solicitando um encaminhamento mais claro para essa questão – explicou Loch.

Em relação aos outros destinos, a Associação ainda não detectou cancelamentos.

Continua depois da publicidade

México não é destino habitual

Na Açoriana Turismo, que opera no Sul do país, a procura pelos pacotes para os demais destinos também ainda não sofreu alteração.

– Por precisar tirar o visto em São Paulo, o México já não é, em situações habituais, um destino turístico muito procurado na agência. Em relação aos demais pacotes, não houve cancelamentos. As pessoas falam, comentam as notícias veiculadas na mídia mas não chegam a desistir das viagens – explicou Jane Balbinotti, diretora da Açoriana Turismo.

Cancelamentos também ainda não ocorreram na Universal Turismo, agência da Capital.

– Até tivemos pedidos de orçamento de pacotes para o México, mas nosso carro-chefe são os pacotes para os Estados Unidos, que estão ocorrendo normalmente. No entanto, as pessoas começaram a perguntar, de dois dias para cá, qual é a orientação, se ocorreu algum comunicado oficial dos órgãos responsáveis – contou Patricia Linhares, diretora administrativa da Universal.