Entre janeiro e novembro de 2024, cerca de 10.523 novos empregos formais foram gerados em Santa Catarina no setor de transporte, armazenagem e correio, segundo dados do Governo do Estado. O número representa um crescimento de 6,76%, mais do que a média nacional, que foi de 5,19%.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O transporte terrestre leva destaque no setor, com 4,7% dos trabalhadores formais concentrados nesta atividade. Em quatro anos, o crescimento nesta área foi de 29,8%, o que também supera a média nacional, calculada em 20,8%. Com mais de 14 mil empregos gerados de 2020 a 2024, a atividade de armazenamento e atividades auxiliares dos transportes também é considerada promissora no Estado.
No setor, também são realizadas as atividades de transporte aquaviário, transporte aéreo e de entrega, como correio. O saldo de crescimento, segundo o Governo do Estado, leva em consideração a diferença entre o número de admissões e desligamentos.
Média nacional também é superada no acumulado
Em todo o setor, houve um crescimento de 0,36% no saldo de empregos gerados. Em quatro anos, o avanço passa de 33%, com mais de 42.046 vagas geradas com carteira assinada em Santa Catarina. Com os números, a média nacional de 20,6% foi superada, segundo dados do Novo Caged, que reúne informações sobre admissões e demissões no mercado de trabalho formal.
Continua depois da publicidade
Apenas em novembro, foram 592 novas vagas no setor. Em 2024, foram quase 30 mil novas empresas abertas, sendo o segundo maior setor com empresas constituídas até dezembro, atrás apenas do comércio.
Leia também
Em negócio bilionário, JBS compra 50% de gigante de ovos que tem unidade em SC