A crise chegou ao setor de eletroeletrônicos, resultando na demissão de cerca de 3 mil funcionários nos últimos dois meses de 2008. A informação é da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

Continua depois da publicidade

A Abinee espera redução no quadro de funcionários “pelo menos nos próximos dois meses, com perspectivas de que se estabilize a partir de então”, de acordo com Sondagem Conjuntural divulgada hoje. No levantamento, a associação informou que a indústria eletroeletrônica registrou, em comparação ao mês anterior, queda de 0,8% no nível de emprego em novembro e de 1,04% em dezembro.

Com isso, o setor viu o quadro de trabalhadores cair em 3 mil funcionários nesses dois meses, totalizando 162 mil empregados ao final de dezembro, com criação de 6 mil empregos diretos no ano. Antes da crise, a Abinee esperava fechar 2008 com 165,5 mil funcionários no setor, gerando 9,4 mil empregos diretos, estimativa que não se concretizou em virtude da crise financeira mundial.

De acordo com a divulgação da Abinee, também foi relevante a queda de importações de produtos eletroeletrônicos em novembro e dezembro de 2008, em comparação aos mesmos meses de 2007: respectivamente, de -0,6% e-6%. Entre janeiro e setembro de 2008, houve um crescimento de 43%, em comparação aos mesmos meses no ano anterior.

Continua depois da publicidade