Não é novidade que a pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe grandes impactos em diversos setores da economia mundial. Um dos segmentos mais atingidos pela recessão foi o automotivo, que chegou a registrar números até 30% menores em 2020 se comparados ao ano anterior, segundo dados do IPC Maps. Mas, mesmo que ainda estejamos vivendo um período pandêmico, o mercado automotivo começa a apresentar sinais de recuperação.

Continua depois da publicidade

A perspectiva é de crescimento para 2022, e o cenário justifica o otimismo. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) prevê que 2021 se encerre com um crescimento de até 3% em relação ao ano de 2020. Um dos fatores que guia tal ascensão é a alta no uso de serviços de delivery e também de aplicativos de transporte particular – fato que incentivou empresas a adquirirem veículos para atender à demanda.

Quem também tem forte influência na alta do setor automotivo são os chamados mercados indiretos, ou seja, segmentos que têm atuação de alguma forma relacionada ao mercado de automóveis. Autopeças, componentes, acessórios e produtos destinados à limpeza e estética automotiva estão entre os itens de destaque.

Neste contexto, uma empresa catarinense começa a se destacar. A Schweers, metalúrgica que atua no ramo de soluções pneumáticas e automotivas e que completou 70 anos em 2021, desenvolveu uma nova linha de produtos, destinada à estética automotiva, denominada Linha X, e está com grande aceitação do mercado.

A empresa ingressou neste meio com uma shampoozeira eletrônica e aspirador de pó automotivo. Uma das grandes novidades, porém, veio com a “estreia” da Schweers no ramo dos químicos, com o detergente automotivo.

Continua depois da publicidade

— No próximo ano, serão lançados mais alguns químicos e também material de uso como panos, esponjas, toalhas etc. Todos voltados à estética automotiva — informa Douglas Boos, diretor executivo da metalúrgica.

Marketing como pilar da estratégia para 2022

Um dos focos da Schweers para 2022 é a expansão da marca. Para isso, nada melhor do que forte atuação nas redes sociais e ter no marketing um dos pilares da estratégia de crescimento. Uma prova disso é a parceria que a empresa firmou com o ex-piloto de Fórmula 1 e influenciador digital Tarso Marques.

Um dos nomes mais conhecidos do país no segmento automotivo, Tarso será o garoto-propaganda da Linha X, que terá novos produtos no catálogo em 2022.

> ESC colocará à disposição dos empreendedores condições facilitadas para acesso ao crédito

— Pensamos em ter um parceiro forte e um nome conhecido e respeitado para ser o nosso embaixador em 2022, e o Tarso foi quem melhor se encaixou nesse perfil. Tem uma carreira brilhante no automobilismo, tem uma simpatia ímpar e abraçou a nossa empresa com muito carinho. Temos certeza do sucesso dessa parceria para desenvolver a linha de estética automotiva da Schweers — frisa Douglas.

Continua depois da publicidade

Novos lançamentos e previsão de crescimento para 2022

Superados os impactos econômicos causados pela pandemia, a Schweers se prepara para um 2022 movimentado, com novos lançamentos, expansão da marca e crescimento da empresa.

Produtos da Linha X, que marca a estreia da Schweers em estética automotiva.
Produtos da Linha X, que marca a estreia da Schweers em estética automotiva. (Foto: Schweers Metalúrgica | Divulgação)

— Para o próximo ano teremos alguns lançamentos na linha hidráulica, como acoplamentos e conexões para tratores e veículos agrícolas, novas conexões para ar comprimido, uma linha de esguichos para jardim e complementação da linha gás (residencial e predial). Todos voltados à complementação das linhas que a Schweers já atua hoje — destaca o executivo.

> Confira o ranking completo das empresas catarinenses que receberam o selo Great Place To Work 2021

— Temos um planejamento forte de crescimento nas exportações, que iniciamos em 2021. Com o novo portfólio de produtos, a nossa carteira de clientes deve aumentar significativamente. Vamos continuar investindo continuamente no treinamento dos nossos colaboradores e agressivamente nas mídias sociais. Acredito que manteremos a média de crescimento observada nos últimos 3 anos — finaliza.

Continua depois da publicidade

Sobre a Schweers

Fundada em 1951, em Blumenau, por imigrantes alemães, a Schweers começou sua trajetória focada na produção e comercialização de amperímetros, voltímetros e termômetros, de vários modelos, de forma simples e artesanal. Ao longo dos anos, novos produtos foram agregados, e hoje a empresa fabrica mais de 400 produtos e atende mais de 6 mil clientes no mercado nacional e internacional.

Empresa blumenauense é destaque no setor.
Empresa blumenauense é destaque no setor. (Foto: Schweers Metalúrgica | Divulgação)

Com ampla gama de produtos, atende a vários setores, como o automotivo, náutico, industrial e de construção civil. A empresa tem grande alcance de vendas no Brasil e no exterior, e exporta para 14 países da América Latina.

A Schweers é uma das principais empregadoras de Blumenau e participa ativamente da economia da cidade, contribuindo para o crescimento blumenauense e sendo uma importante colaboradora para a expansão industrial e social de Santa Catarina.

A empresa, que está ampliando o ramo de atuação, investe constantemente em tecnologia e inovação, além de proporcionar treinamentos e qualificações aos colaboradores.

Continua depois da publicidade

Para conhecer mais sobre a Linha X, acesse o site da Schweers Metalúrgica.

Leia também

Impactos na mobilidade urbana contribuem com aquecimento do setor automotivo em SC

Tecnologia e sustentabilidade são tendências da Construção Civil para 2022