Os terminais de ônibus de Blumenau não terão mais a presença de seguranças armados. A informação foi confirmada nesta terça-feira pelo diretor de Transportes do Seterb, Lairto Leite, depois que a autarquia foi questionada sobre a legalidade da decisão durante uma reunião no fim de janeiro. Segundo Leite, legalmente a ação é permitida, mas um consenso entre o sindicato da categoria e a pasta avaliaram que a presença de homens armados poderia pôr em risco a segurança dos usuários do transporte coletivo e criar um ambiente hostil.
Continua depois da publicidade
O Sindicato dos Empregados nas Empresas Permissionárias do Transporte Coletivo (Sindetranscol) emitiu no último dia 28 uma nota solicitando a presença de seguranças treinados e desarmados dentro dos terminais. Segundo o sindicato, a medida ajudaria a diminuir os casos de violência registrados. Outras medidas de segurança também foram citadas, como a mudança do ponto final de linhas para locais mais movimentados, especialmente à noite. O Sindetranscol deu um prazo de 20 dias para o início das ações do Seterb e Consórcio Siga.
Leite adianta que a prefeitura ainda estuda a possibilidade de implantar seguranças desarmados dentro dos terminais, mas não há prazo para que a medida seja colocada em prática.
Apesar da suspensão da segurança armada, a prefeitura mantém a decisão de implantar novas bilheterias no terminais da Fonte e Aterro. Atualmente há guichês de atendimento em apenas uma das pontas dos terminais.
– Os terminais precisam ser um lugar seguro tanto para passageiros quanto para os funcionários – afirma.
Continua depois da publicidade
O Seterb ainda alinha os últimos detalhes com o Consórcio Siga, mas a previsão é de que em cerca de 30 dias as bilheterias comecem a ser implantadas. De acordo com o Siga, as obras devem iniciarão no terminal do Aterro e em seguida ocorrerão nos terminais da Fonte e Fortaleza. Ainda faltam definições de orçamento e empresas para a realização do serviço.