O Hospital Municipal São José de Joinville realiza uma série de ações voltadas a incentivar a doação de órgãos, em alusão ao Setembro Verde e ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado no dia 27 de setembro. A campanha envolve atividades de conscientização para profissionais da saúde e comunidade em geral e é liderada pela Comissão Hospitalar de Transplantes (CHT).
Continua depois da publicidade
De acordo com o coordenador da Comissão de Doação de Órgãos e Transplantes do Hospital São José, Ivonei Bittencourt, as dúvidas sobre o sistema de doação de órgãos e o desconhecimento dos familiares sobre a intenção de uma pessoa ser doadora, ainda são obstáculos para o aumento das doações. Por isso, as ações têm o propósito de desmistificar essa ideia.
— O mais importante é a pessoa falar para a família que quer ser um doador de órgãos. Assim, os familiares poderão autorizar a doação. Todas as pessoas a partir de seis meses de vida podem ser doadoras, sem limite de idade. Não existem empecilhos para a doação de órgãos, nem mesmo religiosos, já que todas as religiões ocidentais permitem a doação —, explica ele.
O Hospital São José é uma referência na área e entre os anos de 2017 e 2018, se consolidou como o primeiro colocado na doação de órgãos em Santa Catarina. Neste ano, de janeiro a agosto, a instituição registrou 32 casos de morte encefálica, condição necessária para o indivíduo ser um doador falecido. Destes, 16 foram doadores, oito não foram autorizados pela família e quatro não tiveram indicação clínica para a doação.
Programação e atividades previstas:
26 de setembro: VI Simpósio de Doação e Transplantes, na Faculdade Anhanguera, às 19 horas. O evento é direcionado a estudantes e profissionais da área da saúde, e também terá a participação de pacientes em fila de espera para transplante, pacientes transplantados e famílias que autorizaram a doação de órgãos de parentes falecidos.
Continua depois da publicidade
23 a 27 de setembro: veiculação de spots de rádio e inserções em outros veículos de comunicação sobre o tema.
27 de setembro: realização de um momento de educação em saúde para os servidores e usuários do HMSJ. Na ocasião, profissionais, pacientes e familiares receberão o “laço verde” com o objetivo de conscientizar a doação de órgãos, e todos estarão convidados para a missa em memória ao doador.
28 de setembro: curso de Determinação de Morte Encefálica, direcionado aos médicos que realizam o protocolo para o diagnóstico de morte encefálica.
Leia Mais:
Doação de órgãos faz de Santa Catarina referência em solidariedade
Coração de doador catarinense é transportado por mais de mil quilômetros para salvar vida