O segundo tipo de câncer mais comum nas mulheres, o terceiro nos homens, responsável por 15,4 mil mortes somente em 2013 segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Este é o câncer colorretal, que atinge parte do intestino ou o reto e tinha estimativa de contabilizar 34,2 mil novos casos somente no ano passado.
Continua depois da publicidade
A campanha Setembro Verde busca alertar a sociedade sobre a importância da prevenção contra esta doença e das visitas espontâneas e regulares ao médico. A ação é desenvolvida pelo segundo ano consecutivo pela Associação Catarinense de Coloproctologia em parceria com o Rotary Club Hermann Blumenau e será lançada às 10h de hoje, na Havan Castelo.
— Ao contrário do câncer de mama, próstata e pulmão, os outros três tipos mais prevalentes, que não são factíveis de prevenção, mas só de diagnóstico precoce, o câncer de intestino, por ser precedido na maioria das vezes de uma doença benigna (o pólipo, espécie de verruga que se desenvolve na mucosa do intestino), que é identificada por endoscopia, permite que por extensão estejamos prevenindo o câncer — explica o coloproctologista Roland Dagnoni, membro do Rotary Club Hermann Blumenau e presidente da Associação Catarinense de Coloproctologia.
Um dos principais objetivos da campanha é quebrar o preconceito que, assim como já ocorreu com o câncer de próstata, é hoje um dos principais obstáculos que afastam parte dos pacientes dos exames necessários para diagnosticar o câncer de intestino. O apelo para que órgãos públicos também reforcem as políticas para a prevenção da doença é outra meta da campanha.
Continua depois da publicidade
:: Leia mais notícias sobre o Vale do Itajaí
Embora não haja dados regionalizados, a incidência no Vale é considerada alta por Dagnoni em razão de fatores como a quantidade de famílias com viés hereditário do câncer. Para lembrar a necessidade de prevenção, a campanha durante todo o mês terá panfletagem, outdoors e ações na rua. A prefeitura e a Ponte de Ferro também ganharam iluminação especial para o Setembro Verde.
— O que a gente quer é uso racional dos exames. Queremos acima de tudo que as pessoas tenham noção da importância da prevenção, mas também que não se desesperem — afirma Dagnoni.
SERVIÇO
O quê: Abertura do Setembro Verde, campanha de alerta para a prevenção contra o câncer de intestino
Onde: Havan Castelo (Rua XV de Novembro, 1.050, Centro, Blumenau)
Quando: Segunda-feira, às 10h