Um convênio entre associações de municípios e o governo do Estado deve possibilitar a instalação de usinas de asfalto no interior catarinense. Com o projeto SC Mais Asfalto, lançado nessa quarta-feira (25), serão destinados R$ 120 milhões para instalar as estruturas a fim de levar o asfalto para a zona rural a um custo reduzido.

Continua depois da publicidade

– Nosso grande objetivo é que os municípios façam mais com menos. A gente está dando a usina a eles e, tendo um custo menor, eles vão conseguir levar o asfalto ao interior do município – afirmou o secretário de Estado de Infraestrutura Thiago Vieira.

> Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp

A expectativa da secretaria é baratear em até 50% a pavimentação de ruas e estradas rurais. Ainda nesta semana, os dois primeiros convênios devem ser formalizados, com os consórcios da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) e do Mampituba.

– As primeiras sete usinas já estão em processo de convênio, duas vamos lançar e aí, gradativamente, ao longo de setembro, vamos fazer a assinatura de outras usinas – explicou.

Continua depois da publicidade

O secretário não informou quais as outras cinco associações de municípios a serem atendidas pelo convênio. Para Vieira, o SC Mais Asfalto vai facilitar o escoamento da produção e a atração de novas empresas.

> Câmeras flagram motorista fugindo na contramão após causar acidente na BR-470

Segundo o governo, desde 2012, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Infraestrutura Rodoviária (Cidir) dispõe de uma usina de asfalto com capacidade de produção de 80 toneladas por hora.

A estrutura, construída sem o apoio do Estado na época, atende 15 municípios da região de Pinhalzinho, no Oeste catarinense.

– Agora, estamos assinando os convênios. A partir daí a gente faz o repasse do recurso ao consórcio de municípios, que vai fazer a licitação de aquisição (para construção da usina). A operação dos primeiros convênios deve de estar ocorrendo no final deste ano, início do ano que vem – afirmou Vieira.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

Área de escape da BR-376 evita dois acidentes com caminhões; veja os vídeos

Ponte torta? Concessionária da BR-101 explica obra no Rio Camboriú