Sete pessoas morreram no sábado na região de Cabo Haitiano, a segunda cidade do Haiti, na costa norte da ilha, informou neste domingo à AFP o serviço de Defesa Civil.
Continua depois da publicidade
“Contamos sete vidas humanas perdidas, entre as quais uma mãe e seus três filhos, que morreram quando sua residência desabou”, afirmou Jean-Henri Petit, coordenador de Defesa Civil para o norte do país.
“Vários bairros da cidade permanecem inundados e nosso maior problema é o bloqueio do eixo principal que leva a Cabo: as enxurradas que desceram as montanhas depositaram uma importante quantidade de dejetos na via e a circulação ainda está paralisada”, acrescentou.
Equipes da Defesa Civil e do ministério de Obras Públicas trabalham este domingo na eliminação do lixo para restabelecer a circulação até a área metropolitana, que tem 500.000 habitantes.
O presidente provisório, Jocelerme Privert, lamentou “as perdas de vidas humanas e os enormes destroços produzidos nas plantações”, segundo um comunicado de imprensa divulgado na tarde deste domingo.
Continua depois da publicidade
“Fundos destinados a responder às emergências estão disponíveis na direção regional do ministério da Economia e Finanças”, destacou o comunicado da Presidência, se dar cifras.
Neste sábado, fortes chuvas afetaram também a região de Jérémie (sudoeste), provocando inundações no centro da cidade, já devastado pelo furacão Matthew em 4 de outubro.
amb/seb/dg/jb/mvv