Sete casas no Bairro Costeira do Pirajubaé, no Sul da Ilha, serão oficialmente interditadas nesta quarta-feira pela Defesa Civil de Florianópolis. As residências na Servidão Guilhermina Izabel da Costa estão ameaçadas de deslizamento.

Continua depois da publicidade

As fortes chuvas do último fim de semana agravaram a situação na região, aumentando as chances do deslocamento de lama e de uma rocha de pequeno porte. Quatro casas deverão ser demolidas já no início da próxima semana e três permanecerão interditadas por tempo indeterminado, para se avaliar os riscos.

O diretor da Defesa Civil, Luiz Eduardo Machado, explica que, no último sábado, os moradores foram alertados informalmente que deveriam desocupar os imóveis.

– A situação é muito delicada. É preciso remover as famílias urgente.

Continua depois da publicidade

Em visita no início desta semana, o órgão constatou que muitas pessoas desobedeceram à recomendação e permaneceram no local. As famílias notificadas da interdição hoje terão até a próxima segunda-feira para retirar os pertences. Cada uma receberá R$ 300 mensais, por até um semestre, como um auxílio para o aluguel.

Uma casa na Servidão Deolindo da Costa também foi interditada no último sábado. A moradora já saiu do local, que estava com problemas de drenagem intensificados pela chuva. O mau tempo ocasionou ainda queda de barreiras no Morro da Mariquinha, no Centro, e na Caieira da Vila Operária, no Saco dos Limões.