Dos 13 brasileiros que disputaram as triagens do Salomon Masters, sete avançaram para o evento principal da primeira etapa com nível seis estrelas do World Qualifying Series (WQS), a divisão de acesso do circuito mundial de surfe. O último classificado foi o atual campeão mundial júnior, Pablo Paulino.
Continua depois da publicidade
O cearense foi o único que competiu nas quatro baterias masculinas disputadas nas ondas de um metro de altura de Margaret River nesta quarta, dia 16. O alagoano Marcondes Rocha, o carioca Pedro Henrique e o paulista Heitor Pereira já tinham vencido os últimos confrontos do dia anterior, também garantindo passagem para enfrentar os cabeças-de-chave da competição junto com o paulista Adriano de Souza e os cariocas Bruno Santos e Yuri Sodré.
O dia foi praticamente reservado para a categoria feminina e nenhuma brasileira conseguiu chegar nas quartas-de-final do Bico Classic. A catarinense Jacqueline Silva ainda passou duas baterias e terminou em nono lugar no primeiro WQS 6 estrelas do ano. Já a cearense Silvana Lima ficou na rodada anterior, com a 13ª colocação na Austrália.