Sete brasileiros vão disputar neste domingo, dia 22, as baterias finais do Lacanau Pro, 23ª etapa do World Qualifying Series (WQS), circuito classificatório para a divisão de elite do surfe, o World Championship Tour (WCT). O gaúcho Rodrigo Dornelles, o Pedra, e o catarinense James Santos já estão nas quartas-de-finais da etapa francesa.

Continua depois da publicidade

Pedra fez a melhor apresentação deste sábado, com 16,33 pontos de 20 possíveis, e foi o primeiro brasileiro a se classificar. Depois foi a vez de James Santos, que derrotou dois fortes candidatos ao título em Lacanau, o campeão do O?Neill Pro de Anglet no domingo passado, Troy Brooks, e o campeão do US Open of Surfing, Taj Burrow.

Outros cinco surfistas do Brasil – Peterson Rosa (PR), Guilherme Herdy (RJ), Jihad Kohdr (PR), Marcondes Rocha (AL) e Diego Rosa (SC) – terão de passar pelas oitavas-de-finais.

Dos 21 brasileiros que competiram no sábado, que teve ondas de 1 metro de altura na Grand Plage, 11 não avançaram para as finais, entre eles o atual líder do ranking, o catarinense Neco Padaratz.

Continua depois da publicidade