Após a disputa do Campeonato Mundial de Triatlo no último domingo, na Nova Zelândia, A União Internacional de Triatlo (ITU, na sigla em inglês) encerrou seu calendário 2003 e as chances de os triatletas somarem pontos no ranking mundial este ano.
Continua depois da publicidade
Com isso, sete brasileiros terminaram a temporada entre as 100 primeiras posições na lista mundial: Mariana Ohata (10ª), Carla Moreno (14ª), Sandra Soldan (16ª), Leandro Macedo (29º), Juraci Moreira (45º), Paulo Miyasiro (60º) e Virgílio de Castilho (71º).
Segundo o critério adotado pela Confederação Brasileira de Triatlo (CBTri), os triatletas que estivessem entre os 100 melhores do ranking no dia 31 deste mês estariam habilitados a participar de três provas internacionais seletivas à Olimpíada de Atenas/2004. Como nenhuma outra competição ainda soma pontos para a lista, os sete brasileiros já estão definidos. As duas primeiras seletivas serão marcadas ainda esta semana pela CBTri. A terceira será o Campeonato Mundial de Triatlon, que será realizado no dia 8 de maio de 2004, na Ilha da Madeira, em Portugal.
Entre as mulheres, Mariana Ohata, Carla Moreno e Sandra Soldan praticamente asseguraram suas vagas. Como estão entre as 20 melhores do ranking mundial, tudo indica que o Brasil garantirá três vagas – o máximo que um país poderá ter em Atenas na modalidade são três no feminino e três no masculino.
Continua depois da publicidade