O primeiro lote de câmeras de segurança do convênio entre a Prefeitura e o governo do Estado será instalado, em sua maior parte, na zona Leste de Joinville. A informação foi divulgada pelo jornalista Jefferson Saavedra na edição de quinta-feira de “AN”.
Continua depois da publicidade
Entre os fatores que definiram a escolha estão o índice de criminalidade, a população e a maior quantidade de cabos de fibra óptica, condição necessária para o funcionamento das câmeras a partir de setembro.
O secretário de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville (Seprot), Francisco José da Silva, explica que as regiões Norte, Sul e Oeste também serão contempladas com os outros 150 equipamentos. A assinatura do convênio ocorre nesta terça-feira.
O mapa dos pontos que receberão os equipamentos não será divulgado, apenas os bairros. São eles: Aventureiro, Boa Vista, Comasa, Iririú, Jardim Iririú, Jardim Paraíso e Saguaçu.
Silva justifica que a medida tem como objetivo dificultar a ação de criminosos, mas ressalta que as câmeras ficarão em locais estratégicos para aumentar o campo de visão da polícia no caso de possíveis rotas de fuga. No bairro Iririú, a medida foi bem vista pelos moradores e comerciantes.
Continua depois da publicidade
Daniel Gurgel é dono de um posto de combustíveis na rua Iririú e diz que já sofreu pelo menos quatro tentativas de furto. Por isso, ele considera a iniciativa importante para trazer mais segurança à região.
A instalação dos equipamentos tem com o objetivo dar mais segurança para a população e diminuir o número de roubos, furtos e vandalismo. As imagens serão analisadas em tempo real por policiais militares em cinco bases de monitoramento, cujos locais ainda serão escolhidos.
Central de monitoramento
Apenas a central, que reunirá todas as cenas capturadas pelas câmeras, já tem espaço definido: será no antigo prédio da Prefeitura na rua Max Colin, bairro América.
– As câmeras irão auxiliar o trabalho de prevenção da Polícia Militar, desde que haja policiais analisando atitudes suspeitas e acionando patrulhas para averiguá-las quando houver necessidade – diz o comandante do 8º Batalhão da PM, tenente-coronel Nelson Coelho.
Continua depois da publicidade
A implantação de todas as 200 câmeras de segurança no município custará cerca de R$ 4,5 milhões. Os recursos virão do governo do Estado, mas terão uma contrapartida da Prefeitura. Conforme Silva, não há prazo estipulado para a entrega dos próximos lotes de câmeras.
Bairros beneficiados
? Aventureiro
? Boa Vista
? Comasa
? Iririú
? Jardim Iririú
? Saguaçu
? Jardim Paraíso