Santa Catarina tem 71,43% dos pontos próprios para banho, de acordo com o último relatório divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), na sexta-feira (13). De acordo com as amostras coletadas nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 170 estão próprios para banho. Isto significa que a cada 10 praias catarinenses, sete estão limpas. O documento é referente à semana de 9 a 13 de dezembro.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Em Florianópolis, dos 87 pontos, 61 estão adequados para banho, o que equivale a 70,11%. Isso inclui destinos bastante visitados pelos turistas, como a Praia da Daniela, Barra da Lagoa, Jurerê e Campeche.

Em relação à semana passada, houve uma piora da balneabilidade. O relatório divulgado em 6 de dezembro registrava 177 pontos próprios para banho no Estado, o que representa 74,37% do total.

Praias com pontos próprios para banho em SC

Continua depois da publicidade

Praias próprias em Florianópolis

Como é feito o monitoramento

O Programa de Monitoramento da Balneabilidade do IMA contempla as cidades de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Paulo Lopes, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

O monitoramento segue um cronograma prévio, e todo cidadão pode acompanhar quando haverá a coleta em determinado ponto. À medida que as análises vão sendo concluídas pelo laboratório do IMA, o resultado do ponto é atualizado automaticamente no site e pode ser conferido no mapa e no aplicativo Praia Segura do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

De outubro a março, o IMA faz o monitoramento da balneabilidade das praias semanalmente e, às sextas-feiras, divulga o balanço da semana. Já entre abril e setembro, a pesquisa e a divulgação são mensais.

Continua depois da publicidade

Leia também

As praias de Florianópolis que têm a água mais quente

Primavera ou verão? Estação se despede com temperaturas de até 30 °C