Diante das restrições causadas pela pandemia da Covid-19, o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) passam a oferecer atendimentos online de psicologia e nutrição. O novo serviço faz parte do conjunto de ações adotadas pela instituição para minimizar os impactos da crise de saúde causada pelo novo coronavírus.
Continua depois da publicidade
A medida apoia, principalmente, trabalhadores do transporte, que, por atuarem em serviços essenciais para o Brasil, estão constantemente em deslocamento e não podem adotar o distanciamento social, medida recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter a transmissão da Covid-19.
Além disso, o novo projeto permite o início ou à continuidade da assistência psicológica e nutricional aos pacientes que podem ficar em casa neste momento, evitando contato com outras pessoas.
Para profissionais do transporte e seus dependentes, os atendimentos são gratuitos. A comunidade também pode usufruir do serviço por um valor bem menor do que o praticado pelo mercado.
— O projeto de assistência virtual já estava em andamento desde o ano passado na instituição, que está sempre em busca das práticas mais modernas e inovadoras. Mas, com a crise, ele foi antecipado para atender às necessidades mais urgentes — explicou o presidente da CNT e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa Vander Costa.
Continua depois da publicidade
O novo serviço segue as diretrizes dos Conselhos Federais de Psicologia e de Nutrição, que, recentemente, divulgaram comunicados relativos a atendimentos virtuais como uma forma de contribuir para a redução dos efeitos causados por esta crise mundial da saúde.
O atendimento virtual será feito pelos psicólogos e nutricionistas do SEST SENAT, que possui 155 unidades em todas as regiões do país. Para ser atendido, o interessado precisa baixar, em seu celular ou em outro dispositivo móvel, o aplicativo da Microsoft Teams, disponível, gratuitamente, nas plataformas. O acesso também pode ser feito por meio de um computador, pelo site teams.microsoft.com. Os agendamentos podem ser feitos diretamente no site do Portal do Cliente do SEST SENAT ou por telefone nas unidades operacionais.
