Uma sessão especial vai lembrar os 190 anos da imigração alemão Estado. A reunião acontece nesta segunda-feira (27), às 19 horas, na Assembleia Legislativa em Santa Catarina (Alesc). A Sociedade Harmonia Lyra em Joinville – que completa 161 anos de atividades em 31 de maio – será uma das entidades homenageadas no evento.

Continua depois da publicidade

A cerimônia foi proposta pelo deputado João Amin. O presidente da Harmonia Lyra, Álvaro Cauduro, fará o discurso em nome dos homenageados.

— Vou falar um pouco sobre como a imigração germânica contribuiu para que o nosso Estado tivesse características ímpares em áreas como cultura, economia e desenvolvimento humano — adianta.

O presidente relembra que a chegada dos imigrantes alemães no Brasil começou por volta de 1824.

— Em Santa Catarina, eles começaram a chegar pouco depois, em 1829, instalando-se na região de São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis. Depois outras colônias vieram, como Blumenau, em 1850, e Joinville, em 1851.

Continua depois da publicidade

Em muitas cidades catarinenses, conforme Cauduro, mesmo com as mudanças registradas nas últimas décadas, ainda é possível observar elementos e instituições que marcam a cultura germânica. A Sociedade Harmonia Lyra, de Joinville, é uma delas. Fundada em 31 de maio 1858, ela sobreviveu aos desafios do início da colonização e aos tempos atuais.

— No começo, guiados por visionários como Ottokar Doerfel e Eduard Trinks, os associados não tinham sequer um palco ou um teto para as apresentações de teatro. Mas usavam a criatividade e a força de vontade para montar peças em cima de cavaletes — conta o presidente.

Assim como a Harmonia-Lyra, Cauduro afirma que por todo o Estado existem instituições e elementos que remetem à presença germânica ao longo de quase dois séculos, ajudando a compreender por que Santa Catarina chegou ao século 21 como o melhor Estado para se viver no País.