Na noite desta segunda-feira (19), uma sessão comemorativa marcou os 150 anos da Câmara de Vereadores de Joinville. O evento, que aconteceu no Plenário da Casa, marcou também o lançamento do selo comemorativo do sesquicentenário da unidade.
Continua depois da publicidade
Foram homenageados o ex-vereador Mário Lobo e a ex-vereadora Heliete Steingraber, em reconhecimento aos homens e mulheres que já legislaram em Joinville. Mário Lobo foi presidente da Câmara entre 1970 e 1971, na sétima legislatura. Ressaltou que no período em que assumiu a Casa estava sem uma sede própria.
— Usávamos apenas uma sala na Prefeitura — relembrou, para indicar como a cidade e as condições de exercício da atividade parlamentar se aprimoraram nas últimas décadas.
Durante a sessão, o ex-vereador ainda destacou a importância da união.
Continua depois da publicidade
— Seja qual for a ideologia ou o partido político — destacou Mário Lobo.
Segunda vereadora da história da cidade
Heliete, por sua vez, contou a dificuldade de uma mulher sair vencedora da eleição à época, Ela também exaltou a presença de colegas vereadoras com as quais dividiu a Tribuna. A ex-vereadora foi a segunda mulher na história da cidade a exercer a função e defendeu a presença de mais mulheres na Casa. Heliete, que é professora, teve como principal bandeira a defesa da educação em Joinville.
Autoridades dos três poderes estiveram presentes no evento comemorativo. Representantes das Forças Armadas, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville também estiveram na solenidade. O prefeito Udo Döhler destacou o papel de comunicação e intermediação que a Casa exerce entre a população e o Poder Executivo.
Já o presidente da Casa, Fernando Krelling contou como o exercício parlamentar o fez mudar sua visão sobre a Casa.
— Antes de vir pra cá eu jamais imaginei que um dia ia fazer parte dessa história como agente político — contou.
Continua depois da publicidade
O vereador e ex-presidente Fabio Dalonso ressaltou o papel de caixa de ressonância da Casa, ao amplificar as vozes da população.
Exposição
O evento também marcará o início de uma exposição permanente sobre os 150 anos da Câmara de Joinville. Ela vai mostrar um pouco da história da Câmara até hoje, com os principais momentos em uma linha do tempo. A exposição está no hall de entrada da Câmara.