Um projeto inédito no Estado, realizado em Jaraguá do Sul, busca reunir em um banco de dados a oferta e a demanda de trabalhadores com alguma deficiência. Encabeçado pelo Sesi, que desde 2007 mantém um cadastro, o projeto ganhou parceiros não só no sistema S (Senai e IEL), como também entre o sindicato das empresas e associações de deficientes. Cerca de cem pessoas estão listadas, mas a expectativa é que o Vale do Itapocu tenha outros 800 deficientes aptos a trabalhar.
Continua depois da publicidade
Não há dados oficiais sobre o número de postos de trabalho disponíveis a este público, mas a indústria reclama da dificuldade de preencher as vagas. Pela lei das cotas, empresas com mais de cem funcionários precisam ter entre 2% e 5% dos cargos ocupados por deficientes ou reabilitados. Com as informações centralizadas no cadastro, será possível também saber a qualificação desses profissionais e o tipo de deficiência. Todos os dados serão disponibilizados gratuitamente a toda a indústria.
Na segunda etapa, o Sesi busca mais ferramentas com o INSS para também cadastrar os reabilitados – que são segurados pela Previdência mas podem ser voltar ao mercado de trabalho. No final do ano, este projeto-piloto deve ser formalizado e apresentado em âmbito estadual, para que outras regiões possam replicar a iniciativa.
Barreiras
Muitos pais e deficientes têm procurado o Sesi diretamente, sem esperar que as entidades encaminhem os dados dos associados para o cadastro único. Por outro lado, ainda se percebe a superproteção da família, que ainda tem medo de ver o deficiente com autonomia.
Continua depois da publicidade
———–
Outros destaques do Portal Jaraguá
Erosão
Moradores de Guaramirim estão preocupados com a situação da cabeceira da ponte do Agricultor. A prefeitura reformou a ponte depois da enchente do ano passado, mas ainda precisa fazer melhorias na cabeceira, como a obra de contenção. O secretário Diogo Junkes garante que a ponte não está em risco, e que as melhorias servem para garantir a segurança para os próximos anos.
Peace One Day
Atletas, familiares e torcedores do Corupá Buffalos fizeram um mutirão de doação de sangue ontem, em Joinville – no Hemosc de Jaraguá do Sul não havia vagas para o dia, celebrado como Peace One Day. O time perdeu, no domingo, para o Guardian Saints, de Curitiba (20 a 14). O próximo jogo é contra o Itaiópolis Xoklengs, 3 de outubro, no campo do Seminário Sagrado Coração de Jesus.
Schroederfest
As majestades e organizadores da Schroederfest estão em ritmo acelerado para visitar todas as cidades da região. Além de prefeituras, a equipe aporta nas rádios para convidar a população para a festa de aniversário da cidade e para a feira de negócios, com expectativa de público de 30 mil pessoas entre os dias 1 e 4 de outubro.
Fecarroz
A equipe responsável pela Tomada de Contas Especial da última Festa Catarinense do Arroz já terminou o trabalho de análise das supostas irregularidades. A Controladoria deve apresentar um relatório da auditoria interna até dia 23, para que o prefeito de Massaranduba Mario Fernando Reinke responda ao Tribunal de Contas.
Continua depois da publicidade
Cesta
As meninas do Basquete Jaraguá encerraram a fase classificatória do Campeonato Catarinense com duas vitórias, contra o Balneário Camboriu (91 x 25) e o Joinville (69 x 24). Nestas quatro semanas até o hexagonal, em Chapecó, o técnico Julio Patrício vai reforçar o trabalho no preparo físico das atletas. A equipe ainda deve realizar um amistoso contra o Blumenau, e se prepara também para a fase regional dos Jogos Abertos.
Impasse
A juíza Cândida Ines Brugnolli agendou para dia 7 de outubro uma audiência conciliatória entre a Prefeitura de Jaraguá do Sul e a GTruck. Até hoje, não houve efeito prático a decisão liminar que determinava a retirada dos veículos que estão no pátio, que será o tema do encontro.
Rosa
O dinheiro arrecadado com estacionamento rotativo de Jaraguá do Sul no dia 9 de outubro será totalmente revertido para a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Os atletas do Breakers também entram na onda rosa e participam do pedágio solidário, no dia 3.
Solda
Na região em que o setor metalmecânico é carro-chefe, a solda também merece destaque especial. Nesta semana, o segmento pára as máquinas para se aprofundar na teoria durante o 12º Seminário promovido pela Acijs, nos dia 23 e 24. Ponto alto, o concurso que vai premiar as obras de arte.
Continua depois da publicidade