Das mais de duas mil empresas de médio e pequeno porte de Guaramirim, pelo menos 400 estão no radar do Sesi. Por enquanto, apenas 47 indústrias são atendidas pelos serviços oferecidos pela entidade, entre educação continuada, consultas e exames de saúde. O cenário deve mudar a partir do início de 2016, quando o novo prédio do Sesi será inaugurado na rua 28 de Agosto, próximo ao cemitério do morro.

Continua depois da publicidade

A farmácia será a primeira a abrir as portas, já em 11 de janeiro. Uma semana depois, começam as atividades na academia funcional e também nas salas de aula e consultórios. Trabalhadores que atualmente são atendidos no Sesi de Jaraguá do Sul serão encaminhados para a unidade de Guaramirim, e já começaram também as novas matrículas para cursos de qualificação profissional e da educação de jovens e adultos (EJA). As duas salas de aula – uma delas adaptada a laboratório de informática – terão capacidade para receber 2,9 mil alunos ao ano.

Quatro consultórios vão atender a demanda por exames de teste auditivo, tratamento odontológico, consultas médicas e uma sala de telemedicina. Cerca de 20% das consultas e tratamentos dentários realizados no Sesi de Jaraguá do Sul vem de trabalhadores de Guaramirim, detalha Jefferson Galdino, coordenador regional do Sesi.

– A unidade foi projetada para ter tudo o que é oferecido em Jaraguá do Sul, só que em menor escala. Vamos receber também trabalhadores das empresas de Schroeder e Massaranduba, pois vai ficar mais perto do que ir até Jaraguá do Sul – complementa.

O imóvel é alugado, mas toda a construção foi feita conforme a demanda da entidade, que exigiu que a obra estivesse a pelo menos 50 centímetros do nível em que a água chegou no último alagamento, em 2014. O sistema de drenagem e a potência de energia elétrica também foram adequados.

Continua depois da publicidade

O Sesi investiu R$ 629 mil para equipar e mobiliar o espaço e a despesa corrente para manter a unidade gira em torno de R$ 1 milhão ao ano. Quando estiver em pleno funcionamento, a unidade vai empregar 24 funcionários.

– A expectativa de crescimento econômico de Guaramirim é enorme, maior até do que Jaraguá do Sul, que está um pouco saturada. No médio prazo, ou seja dentro de três ou quatro anos, se a demanda se confirmar; o Sesi e o Senai poderão fazer uma unidade integrada – revelou Galdino. A unidade do Senai foi inaugurada em setembro do ano passado, também em um imóvel alugado.