Os trabalhadores técnico-administrativos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) decidiram entrar em estado de greve após assembleia feita na tarde desta quinta-feira (12), no hall da reitoria da universidade. Desde a terça-feira (10), os estudantes da UFSC já fazem greve contra os cortes no orçamento da instituição.

Continua depois da publicidade

Na reunião desta quinta, os servidores decidiram marcar uma nova assembleia para a próxima terça-feira (17) para definir se os trabalhadores vão de fato iniciar uma greve. O novo encontro ocorre às 9h.

Antes disso, na segunda-feira (9), os servidores já confirmam que haverá uma paralisação de um dia. O estado de greve deflagrado na assembleia desta quinta serve também para comunicar os empregadores, no caso, a instituição federal de ensino, da possibilidade de parar as atividades a partir da terça-feira que vem.

No fim de semana, a entidade que representa os trabalhadores técnicos de todas as universidades federais do país, a Federação de Sindicatos dos Trabalhadores em Universidades Brasileiras (Fasubra), promove uma plenária com representantes de todo o Brasil. Cinco delegados ligados à UFSC viajam a Brasília para participar do encontro.

Na pauta, está uma possível greve nacional dos trabalhadores técnico-administrativos. Os delegados da UFSC já devem informar sobre a deflagração de estado de greve em SC. Por isso, é possível que a assembleia de terça-feira dos servidores da UFSC ocorra em um cenário de mobilização da categoria em âmbito nacional. Atualmente, existem cerca de 3,3 mil servidores técnicos na instituição.

Continua depois da publicidade

Os cortes

O estado de greve foi aprovado por causa dos efeitos dos cortes feitos pelo governo federal no orçamento da UFSC. Dos R$ 150 milhões que a instituição catarinense tem para custeio e investimento, R$ 45 milhões estão bloqueados desde maio pelo Ministério da Educação. O valor representa 30% do total dos recursos, que são destinados para manutenção dos prédios, serviços como limpeza, vigilância e investimento em novos produtos e equipamentos.

Acesse as últimas notícias do NSC Total

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.