Dois servidores públicos de Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste de Santa Catarina, e cinco funcionários de uma organização social de Florianópolis foram afastados dos cargos por conta de uma investigação da Polícia Federal que apura a suspeita de desvio de verbas destinadas à saúde. A Operação Anatomia da Saúde, deflagrada na manhã desta terça-feira (12), investiga crimes contra a administração pública praticados por gestores públicos e cumpriu 17 mandados de busca e apreensão em cidades catarinenses e no Paraná.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
As investigações identificaram irregularidades no processo licitatório de contratação de uma organização social, sediada em Florianópolis, responsável por gerir o Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira. Os valores que envolvem as contratações são superiores a R$ 30 milhões. Cinco pessoas da organização social foram afastadas das funções.
Segundo o Ministério Público de Contas de Santa Catarina, o procedimento licitatório apresentou irregularidades como ausência de publicação de edital, direcionamento para contratar a empresa, dispensa de licitação, entre outros.
São cumpridos mandados de busca e apreensão em Florianópolis, Dionísio Cerqueira, Joinville, Jaraguá do Sul, São José, Rio do Sul e Mafra, além de Barracão, no Paraná.
Continua depois da publicidade
Os investigados vão responder por crimes de fraudes à licitação, má administração, desvio de verbas públicas e lavagem de dinheiro. As penas máximas podem chegar a mais de 20 anos de reclusão.
Em nota, a prefeitura de Dionísio Cerqueira informou que prestará todos os esclarecimentos e vai colaborar com a investigação do caso.
Veja a nota da prefeitura de Dionísio Cerqueira na íntegra:
“O Município de Dionísio Cerqueira vem por meio desta nota informar que a Prefeitura Municipal não foi alvo das buscas policiais realizadas no dia de hoje, 12/11/2024. Sobre os fatos investigados, o Município de Dionísio Cerqueira é o maior interessado na sua apuração, razão pela qual prestará todos os esclarecimentos e colaborará com a investigação”.
Leia mais
Quatro homens são condenados a prisão por duplo homicídio na Serra de SC
Avança em SC projeto que acaba com a fiscalização de velocidade em estradas estaduais