Depois de um dia inteiro de manifestação, os servidores municipais de Itajaí prometem voltar ao trabalho na segunda-feira. Mas não está descartada uma nova paralisação. Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, uma nova assembleia está marcada para quinta-feira, para ver quais os próximos passos da categoria.

Continua depois da publicidade

Durante todo a sexta-feira, centenas de servidores se manifestarem em frente à prefeitura, no Bairro Vila Operária, e também em eventos comemorativos ao aniversário da cidade, como o corte simbólico do bolo. Na manhã, por volta das 10h30min, o sindicato protocolou um documento com as reivindicações da categoria.

– Vamos aguardar a manifestação do prefeito (Jandir Bellini) sobre os pedidos que fizemos. Depois, a categoria decide o que vai fazer – diz o vice-presidente do sindicato, Marcelo Athayde.

A categoria reivindica um reajuste salarial de 16,38%, enquanto o executivo ofereceu 7%. Com o estado de greve decretado, a presidente do sindicato, Eliane Aparecida Correa, avisa que outras manifestações serão avaliadas caso os servidores não tenham uma resposta.

Continua depois da publicidade

Segundo contas do sindicato, mais de 500 pessoas participaram da manifestação. Mas a prefeitura diz que cerca de 400 servidores não foram ao trabalho na sexta-feira, a maioria da educação. Oito centros de educação infantil ficaram fechadas por falta de profissionais. Nos outros setores, o atendimento não foi prejudicado.