Os funcionários públicos de Itajaí encerraram a greve após votação em assembleia nesta sexta-feira. O acordo entre o sindicato da categoria e a prefeitura foi firmado em uma reunião durante a manhã. A proposta prevê reajuste salarial de R$ 250 para quem ganha menos de R$ 1,5 mil e 10% de aumento para todos os servidores – valor que será dividido em duas parcelas de 5% em junho (retroativo a abril) e novembro. Além disso, foi concedido 30% de acréscimo no vale alimentação.

Continua depois da publicidade

Leia também:

::: Servidores recusam proposta da prefeitura de Itajaí durante assembleia

::: Impasse entre servidores públicos e prefeitura continua em Itajaí

::: Primeiro dia de greve dos servidores de Itajaí tem 20 creches fechadas

Continua depois da publicidade

::: 30% dos servidores públicos de Itajaí aderem à greve da categoria

::: Servidores públicos de Itajaí entram em estado de greve

O impasse terminou após a prefeitura aceitar parcelar o reajuste em duas vezes, anteriormente a proposta era dividir em três parcelas. Dos 10% concedidos, 8,13% representam a reposição da inflação e 1,87% o ganho real. O acordo ainda estabeleceu o abono das faltas dos manifestantes, com a observação de que as aulas perdidas pelos estudantes da rede municipal devem ser repostas.

O sindicato e os servidores comemoraram o acordo logo após a reunião. Na assembleia, durante a tarde, todos votaram a favor do fim da paralisação. A presidente do sindicado, Eliane Aparecida Corrêa, disse que a negociação foi expressiva neste ano e que a greve teve grande adesão – uma média de 1,5 mil profissionais por dia.

– A gente está aliviado e feliz. Hoje tivemos um número expressivo de servidores na votação e o que estávamos pedindo a gente conquistou – avalia.

A paralisação dos servidores durou quatro dias e afetou principalmente os setores de educação e saúde – creches, escolas e postos tiveram parte das atividades interrompidas. A greve também atingiu o Porto de Itajaí, onde cerca de 50% dos funcionários ficaram de braços cruzados. As atividades voltarão ao normal a partir de segunda-feira.

Continua depois da publicidade