Os servidores municipais irão entrar em greve a partir desta segunda-feira em Joinville. A decisão foi tomada durante assembleia realizada na manhã desta sexta-feira. Na pauta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Joinville e Região (Sinsej), entre outras reivindicações, está o reajuste salarial baseado na inflação e mais 5%, desde a data base que foi em maio.
Continua depois da publicidade
Conforme a categoria, cerca de 2.000 trabalhadores participaram da reunião nesta sexta, sendo que aproximadamente 1.700 votaram a favor da paralisação. De acordo com o presidente do Sinsej, Ulrich Beathalter, além da campanha salarial, a paralisação também tem como objetivo “resgatar direitos dos servidores que foram cortados ao longo dos anos”.
— A paralisação será contra a retirada de alguns direitos dos trabalhadores, como a licença-prêmio, o abono no Natal… E, agora, a ameaça da Prefeitura em restringir a hora-atividades dos professores — afirma o presidente.
Em nota, a Prefeitura de Joinville informou que “lamenta a decisão do Sinsej de decretar a greve. O Município apresentou a proposta de reajuste salarial com base na inflação, de 1,69%, pago em parcela única, além de aumento de 4,7% no Vale-alimentação da categoria. Com isso, o valor deste benefício passa de R$ 296,75 para R$ 310. Além disso, foi dada a gratificação de interiorização aos Agentes Comunitários de Saúde e alteração na tabela salarial do magistério”.
A Prefeitura ainda afirmou na nota que irá descontar dos servidores os dias parados por causa da greve e também que “continua aberta ao diálogo e espera que o sindicato reveja a decisão tomada, pois prejudica a população joinvilense”. Por causa da assembleia realizada nesta sexta, segundo a Prefeitura, três unidades básicas de saúde estão fechadas: Canela, Jardim Paraíso IV e Itinga.
Continua depois da publicidade
Além disso, segundo o Governo Municipal, foram computadas 1.012 ausências nos locais de ausentes trabalho. A maioria das faltas contabilizadas são na área de Educação (725), seguido de servidores da Saúde (26).
O Sinsej também prevê a realização, a partir das 14 horas desta sexta-feira, de uma formação sobre os 10 anos do piso do magistério e a aplicação da hora-atividade na categoria, no auditório do Sindicato.