Os servidores municipais de Blumenau aprovaram na tarde desta quarta-feira a pauta de reivindicações da campanha salarial deste ano.
Continua depois da publicidade
De acordo com a coordenadora geral do Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau (Sintraseb), cerca de 960 trabalhadores participaram da assembleia geral. Entre os itens que serão discutidos com o governo estão o adiantamento do cronograma de início do Plano de Cargos e Salários de 2018 para 2017; a reposição do INPC integral, sem parcelamento – cerca de 4,5% -; o aumento do vale-alimentação e a continuação do ranqueamento dos menores salários, para corrigir categorias defasadas.
Os trabalhadores também debateram a Reforma da Previdência, tema do movimento nacional que paralisou o trabalho em várias cidades do Brasil neste 15 de março. Agora o sindicato vai entregar a pauta aprovada para a administração municipal e iniciar as negociações.
Ônibus parados por duas horas
Reunião entre trabalhadores do transporte coletivo de Blumenau em paralisação contra a Reforma da Previdência. Foto: Patrick Rodrigues.
Continua depois da publicidade
Os motoristas e cobradores de ônibus também paralisaram atividades nesta quarta-feira, em protesto contra a Reforma da Previdência. Os veículos foram estacionados nos terminais às 15h e só voltaram às ruas às 17h. De acordo com a Guarda de Trânsito, a região central foi a que mais sentiu o reflexo da paralisação, onde cerca de 20 agentes ajudaram a controlar o trânsito, principalmente nos cruzamentos.
Quando os ônibus voltaram às ruas, já no final da tarde, alguns pontos da cidade registraram congestionamento. A previsão da guarda é de que o tráfego seja normalizado por volta das 20h.