Em greve há cerca de dois meses, os funcionários públicos federais realizam nesta quarta-feira mais um ato de mobilização em Porto Alegre. Desta vez, a concentração ocorre entre meio-dia e 13h30min no Largo Glênio Peres, no centro da Capital, e a expectativa é que reúnar entre 500 e mil pessoas, segundo o secretário adjunto do Sindicato dos Servidores Federais do Rio Grande do Sul, Marcolino Oliveira.

Continua depois da publicidade

– Será algo semelhante ao que realizamos na última sexta-feira no Laçador – disse ele, lembrando a manifestação que “vestiu” a estátua símbolo dos gaúchos.

Segundo Oliveira, apesar do corte do ponto e do desconto dos dias parados de cerca de 12 mil servidores, a greve, que paralisa pelo menos 13 categorias, “continua firme” no Estado e não tem prazo para acabar, principalmente depois que o governo federal cancelou uma nova rodada de negociações prevista para ontem (terça-feira).

No fim de semana, diz Oliveira, o comando de greve realizará novas reuniões em Brasília para discutir os rumos do movimento, que paralisa mais de 380 mil servidores em todo o país. Além de um aumento de até 28%, a categoria pede reajuste nos auxílios alimentação e creche e uma nova política salarial.

Continua depois da publicidade