Segundo o Sindicato dos Trabalhadores de Estabelecimentos de Saúde Pública e Privada de Florianópolis e Região (Sindsaúde/SC), os trabalhadores da saúde pública estadual vão paralisar as atividades nesta terça-feira (27) por uma hora, entre 9h e 10h.
Continua depois da publicidade
Entre as reivindicações da categoria, estão o reajuste de 15,66% no salário, reajuste no vala-alimentação de R$ 12 para R$ 24 por dia, a abertura imediata de concurso público para a contratação de servidores e melhorias nas condições de trabalho.
Segundo uma nota divulgada pelo Sindsaúde, há dificuldades com falta de remédios e de materiais básicos para realizar o atendimento nas unidades. “Às vezes até comida falta, sem falar da falta crônica de profissionais na saúde”, diz a publicação do sindicato.
Ainda de acordo com a entidade, desde 2016 não há negociação efetiva com a Secretaria de Saúde do Estado. Uma nova paralisação está prevista para a próxima terça-feira (03/04), por um período de 2 horas (entre 9h e 11h), com possibilidade de greve se não houver acordo.
A secretaria estadual se manifestou, através de nota, alegando ter recebido o ofício do sindicato, que a paralisação será monitorada e que o atendimento à população não deverá ser prejudicado.
Continua depois da publicidade