A paralisação dos servidores municipais da Subprefeitura Sul continua nesta terça-feira em Joinville. Cerca de 20 funcionários aderiram ao manifesto. Além da unidade, outras três — regionais Oeste, Nordeste e Leste — também resolveram suspender as atividades. Segundo informações do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Joinville e Região (Sinsej), em cada regional trabalham cerca de 30 colaboradores.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias de Joinville e região em AN.com.br

A principal queixa dos funcionários é a falta de reposição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e uniformes. Conforme os colaboradores há pelo menos quatro anos a substituição de luvas, perneiras, aventais, óculos de proteção e uniformes não é feita regularmente.

Eles também reclamam sobre a falta de reposição de instrumentos de primeira necessidade, como máquinas roçadeiras. De acordo com o sindicato da categoria, a única manutenção realizada é feita por iniciativa e com ferramentas dos próprios servidores. Os servidores compareceram aos postos de trabalho nesta terça-feira, porém pretendem continuar com as atividades suspensas até que a situação seja regularizada.

Em nota, a Prefeitura Municipal informou que está em conversa com os servidores e, até esta quarta-feira serão apresentadas as informações solicitadas sobre as demandas. O município salienta que está em processo de licitação para a aquisição de equipamentos de proteção para atender os servidores que atuam nas subprefeituras.

Continua depois da publicidade

Os servidores das subprefeituras paralisadas são responsáveis pela manutenção e limpeza do sistema viário, da rede de drenagem, esgoto e bairros das zonas Sul, Oeste, Norte e Leste da cidade. De acordo com o Sinsej, os EPIs são ferramentas essenciais para os profissionais exercerem as funções com segurança, principalmente luvas e perneiras.

Além desta paralisação, os servidores municipais também organizam um ato em frente à Prefeitura. A ação está marcada para ocorrer às 7 horas desta quarta-feira, 30 de agosto.