Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) de Joinville farão quinta-feira, às 14 horas, manifestação pública para dialogar com a comunidade sobre a atual situação da instituição no município. O ato será realizado em frente ao bloco A da UFSC, em Joinville, e pode contar com uma marcha pelas ruas da cidade, percorrendo trechos das ruas Blumenau e João Colin.

Continua depois da publicidade

O evento faz parte de uma mobilização que iniciou-se no dia 17 de abril com a deflagração de greve dos servidores técnico-administrativos em educação de universidades públicas do Brasil inteiro.

Além das reivindicações divulgadas pelos representantes da categoria em nível nacional, os servidores de Joinville defendem uma pauta local, considerada por eles de interesse da comunidade em geral. Atualmente, a instituição conta com 26 técnicos para atender a 1.500 alunos. O campus de Joinville não conta com orçamento próprio e depende da estrutura do campus de Florianópolis para funcionar.

Entre as principais reivindicações estão o aumento do número de servidores técnico-administrativos atuando no campus de Joinville; a finalização das obras na Curva do Arroz; a regulamentação democrática da UFSC; e maior autonomia dos campi de Joinville, Araranguá, Curitibanos e Blumenau.

Continua depois da publicidade