Esta sexta-feira foi de treinamento para os servidores dos cartórios eleitorais em Blumenau. O dia da votação foi simulado desde o momento de instalação das urnas eletrônicas até a hora do envio das informações ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC). Cerca de 15 pessoas participaram da ação que aconteceu no segundo andar do prédio onde funciona a administração do Samae, no centro de Blumenau.

Continua depois da publicidade

De acordo com o chefe de cartório da 88ª Zona Eleitoral, Ricardo Sintorini, a ação tem caráter preventivo para identificar possíveis falhas e corrigi-las antes do dia das eleições. Nesta sexta-feira apenas 15 urnas foram testadas. No entanto, Sintorini antecipa que em setembro todas as 800 as máquinas passarão por testes. A ação acontece em todos os cartórios eleitorais de Santa Catarina.

– Até as 17h os eleitores simulam os eleitores votando. Após esse horário, retiramos as mídias em enviamos as informações ao TRE. As eleições acontecem a cada dois anos e nesses momentos, muitas coisas nós relembramos – disse o servidor público.

Neste ano não haverá simulações com eleitores. De acordo com Sintorini, o TRE acredita que a sociedade catarinense já está habituada com o uso das urnas eletrônicas.

Voto em trânsito

Continua depois da publicidade

Quem estará fora de Blumenau no dia das eleições e deseja realizar o voto em trânsito, precisa se cadastrar no Cartório Eleitoral até o dia 21 de agosto. Somente cidades com mais de 200 mil eleitores receberão os votos em trânsito. Ou seja, quem vai viajar para uma cidade menor não poderá votar para os cargos de presidente e vice. Os eleitores têm até o dia 25 de setembro para solicitar a segunda via do título. As três zonas eleitorais ficam localizadas na Praça Victor Konder, 60, em frente à prefeitura de Blumenau.