Se o Paraná é o exemplo a ser evitado pelo Centro Administrativo, as entidades sindicais catarinenses miram justamente a mobilização do Estado vizinho para impedir mudanças que afetem direitos dos servidores – antigos, atuais ou futuros. O presidente do Sintespe, que aglutina diversas categorias, Maurino Silva, é taxativo na comparação:

Continua depois da publicidade

– Não deixamos que a reforma do Paraná viesse a ser votada e pretendemos fazer a mesma coisa aqui em Santa Catarina.

Leia mais:

Governo mira mudanças na Previdência para evitar rombo no caixa

Estado propõe mudanças nos benefícios do funcionalismo público

Continua depois da publicidade

Reações negativas fazem governo rever as reformas no funcionalismo

O paralelo é reforçado por Edileuza Fortuna, presidente do SindiSaúde. Na terça-feira, a entidade promoveu uma primeira assembleia em Florianópolis para se posicionar contra as mudanças. Foi aprovado um indicativo de paralisação dos hospitais públicos.

– A gente acredita que o governo quer pagar as contas do Estado às custas de tirar direitos do servidor. Esses direitos não são privilégios. Trabalhadores celetista têm fundo de garantia, seguro-desemprego. Nós não temos. O triênio é uma maneira de compensar a ausência de fundo de garantia – afirma a sindicalista

Outro item aprovado pelo SindiSaúde foi um pedido por auditoria da Previdência estadual.

Imerso nas negociações para retirada da medida provisória que desvincula os professores temporários da carreira do magistério, o Sinte-SC não descuida das reformas sobre a Previdência e o funcionalismo em geral. Ainda ontem, a direção do sindicato que reúne os trabalhadores da educação discutia o tema. Assim como os servidores da saúde, eles reclamam da ausência até agora de propostas oficiais do governo.

– O governo ainda não apresentou nada da reforma administrativa para nós. Sabemos através da imprensa e de fofocas. Queremos que ele apresente. Que seja transparente, saia da toca – diz Luiz Carlos Vieira, presidente do Sinte-SC.

Continua depois da publicidade