Prefeitura e servidores públicos municipais chegaram a um acordo que colocou fim à greve da categoria após 10 dias de paralisação. A nova proposta de aumento salarial foi apresentada pelo Executivo na tarde desta quarta-feira e aprovada pelos funcionários públicos em assembleia por volta das 16h.

Continua depois da publicidade

Segundo a assessoria da Secretaria de Administração, a proposta prevê a antecipação de parte dos valores referentes ao repasse da inflação no último ano, que soma 1,69%. A primeira parcela do reajuste seria de 0,5%, paga na folha salarial referente a agosto, que os servidores recebem em setembro. Outra parte de 0,5% seria repassada sobre a folha de dezembro e, por fim, o 0,69% restante seria pago na folha salarial de janeiro de 2019. O vale-alimentação continua com aumento integral de 1,69% previsto apenas para a folha de janeiro do próximo ano.

Segundo a assessoria da prefeitura, a reposição parcelada já causaria um impacto de R$ 2,5 milhões nas contas do município. Ao longo da greve, a prefeitura argumentou que o repasse integral do 1,69% de aumento ainda neste ano provocaria um reflexo de R$ 10 milhões.

Com o acordo, nesta quinta-feira as creches e unidades de saúde que estavam fechadas durante a greve voltam a funcionar normalmente. O coordenador-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Blumenau (Sintraseb), Sérgio Bernardo, afirmou que a categoria aceitou a proposta em assembleia, mas com votos contrários e, segundo ele, ainda indignada com alguns pontos como os itens da pauta de reivindicações não atendidos.

Continua depois da publicidade