Um servidor público de carreira foi afastado do cargo suspeito de corrupção em operação policial deflagrada na manhã desta terça-feira (10) em Joinville. De acordo com a Polícia Civil, ele atua na Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano da prefeitura de Joinville e as investigações são relacionadas à época em que trabalhava na área de regularização fundiária. O funcionário municipal teve R$ 250 mil bloqueados a pedido da Justiça.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
Servidor alvo da polícia atua na prefeitura de Joinville desde 95 e teve cargos de confiança
A investigação é da Delegacia de Polícia Especializada no Combate à Corrupção (Decor) e também mira uma empresa de engenharia ambiental e topografia. Segundo o delegado Pedro Alves, essa empresa atua representando pessoas físicas que buscam regularização fundiária com o município e este servidor em questão usava o cargo para captar clientes pra essa corporação e também iniciava, de forma irregular, processos administrativos de regularização de imóveis particulares. Ainda conforme o delegado, o funcionário tinha acordo com sócios dessa companhia e recebia pagamentos periódicos para facilitar os atos corruptos.
Tanto o trabalhador quanto sócios da empresa são investigados por corrupção ativa e passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro já que, de acordo com a polícia, os suspeitos também praticam ocultação patrimonial, escondendo bens e rendas.
Continua depois da publicidade
Além da sede da Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano, onde foram apreendidos documentos e aparelhos eletrônicos, também foram cumpridos mandados de busca na casa de representes da empresa nos bairros Anita Garibaldi, Santo Antônio e Floresta. A polícia também fez o bloqueio de mais de R$ 250 mil e de dois veículos do servidor público.
Veja fotos da operação que mira servidor e empresa de engenharia
Leia também
Sem previsão de liberação em rodovia que desabou, desvio entre SC e PR causa confusão